JUSTIÇA DO TRABALHO

Semana de Conciliação oferece possibilidade de acordo para processos trabalhistas

Mutirão busca firmar acordos amigáveis entre partes envolvidas

Sede do TRT6Sede do TRT6 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Começa nesta segunda-feira (22) a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. O mutirão terá cinco dias para incentivar a prática do acordo amigável entre as partes envolvidas em processos trabalhistas. Em Pernambuco, o evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6).

O objetivo do mutirão, que será realizado até a próxima sexta-feira (26), é promover audiências nos oito Centros de Conciliação (Cejuscs) distribuídos pelo Estado: Recife; Olinda; Jaboatão dos Guararapes; Igarassu; Caruaru; Goiana e Petrolina; além do de 2º Grau, no Fórum Thomaz de Aquino, na capital pernambucana . Também participam as Varas do Trabalho.

O Tribunal estima que cerca de 800 audiências serão realizadas exclusivamente nos Cejuscs durante este período.

Os cidadãos interessados em obter um acordo trabalhista podem entrar em contato com o TRT-6 por meio de diversos canais disponíveis neste link e solicitar a inclusão na pauta

Na Semana da Conciliação de 2022, o TRT-6 realizou acordos que totalizaram mais de R$ 8 milhões em pagamentos aos reclamantes. Em 2021, o TRT-6 teve o maior percentual de conciliações entre todos os tribunais do país, de acordo com o relatório Justiça em Números, do CNJ. Esse número refere-se aos processos nas fases de conhecimento e execução do 1° Grau.

Semana da Conciliação
A Semana Nacional da Conciliação (SNC) é promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

Neste ano, o evento chega à sua 7ª edição, tendo como slogan "A um passo da solução".

O método de conciliação é rápido e eficaz, tanto que é possível solicitar uma audiência de conciliação no judiciário trabalhista antes mesmo de iniciar um processo. A busca por soluções por meio do diálogo está no cerne da Justiça do Trabalho e é fundamental para estabelecer uma cultura de paz social.

Veja também

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA
TECNOLOGIA

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB
ECONOMIA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

Newsletter