Logo Folha de Pernambuco

Economia

Senado aprova com modificação projeto que uniformiza juros para dívidas judiciais

Texto manteve apenas Selic como índice de correção e proposta volta para a Câmara

O plenário do SenadoO plenário do Senado - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado Federal aprovou com modificações o projeto de lei que uniformiza a taxa de juros para correção das dívidas judiciais. Pelo relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE), os valores que não tiverem índices de correção em contrato e forem parar na justiça serão atualizados pela Selic, menos a inflação do período, medida pelo IPCA.

No texto aprovado na Câmara dos Deputados em março, seria aplicado o menor percentual entre dois tipos de taxas: Selic, ou a média taxa de juros real do título NTN-B, um tipo de título do Tesouro Nacional. Com a modificação, mantendo apenas a Selic, a proposta volta para a Câmara.

– Acho que a determinação da Selic, menos IPCA, deixa mais claro o texto. Ficou bom o conjunto da obra – disse o relator na Câmara, Pedro Paulo (PSD-RJ).

O texto do Senado também esticou o padrão de correção para débitos trabalhistas. Atualmente, as cortes judiciais vivem um impasse entre a cobrança da taxa Selic, ou uma taxa de 1% ao mês. Com a aprovação da lei, o tema deve ser definido de vez.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter