TRIBUTAÇÃO

Senado aprova isenção de IPVA para veículos fabricados há mais de 20 anos

Todos os estados, com exceção de Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, já adotam a medida

IPVA 2024IPVA 2024 - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) veículos com mais de 20 anos de fabricação.

O texto de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG) segue agora para a Câmara onde precisa ter o aval dos deputados em dois turnos antes de seguir para a sanção ou veto presidencial.

A medida afeta na prática apenas três estados do país: Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, já que os demais já adotam essa mesma prática.

Para justificar a proposta, o senador afirma no texto que de 2020 a 2021, veículos com mais de 20 anos passaram de 2,5 para 3,6 milhões.

“Esse cenário se deveu, principalmente, à pandemia da Covid-19, que ocasionou um aumento considerável no preço dos veículos, inclusive em relação aos usados, e à queda do poder aquisitivo da população”, afirma Cleitinho.

O texto foi aprovado com o relatório do senador Marcos Rogério (PL-RO) e passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em fevereiro desse ano.

Veja também

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil
MERCADO

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil

Newsletter