Logo Folha de Pernambuco

economia

Senado aprova prorrogação de isenção de impostos para exportadoras

Medida segue para sanção presidencial

Senado FederalSenado Federal - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Senado aprovou nesta quinta-feira (27) a Medida Provisória (MP) 960/20, que prorroga por um ano a isenção de impostos para insumos usados em produtos tipo exportação. Essa isenção é chamada drawback e ajuda as empresas exportadoras, sobretudo em um período de crise econômica, reduzindo custos de produção. A MP segue para sanção presidencial.

Conforme o Ministério da Economia, em 2019 aproximadamente US$ 49 bilhões em vendas externas foram realizadas com o emprego desse regime, o que representou 21,8% do total das exportações nacionais naquele ano. Entre os setores beneficiados, estão o de minério de ferro, celulose, aves a até os de maior valor agregado, como automóveis.

Os senadores aprovaram um substitutivo aprovado ontem (26) da Câmara. O relator da MP na Câmara, deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) acatou emenda que dá um prazo de 30 dias para a empresa que descumprir os requisitos do drawback se torne devedora dos tributos até então dispensados.

Para receber o incentivo, a empresa precisa se habilitar junto à Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, responsável pela concessão do drawback. Entre os tributos suspensos estão o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Veja também

Petrobras pretende perfurar 15 poços na Margem Equatorial até 2029
PETRÓLEO

Petrobras pretende perfurar 15 poços na Margem Equatorial até 2029

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens
desemprego

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Newsletter