Logo Folha de Pernambuco

Nasa

SENAI-PE promove "SENAI: Futuros Espaciais", evento inédito com pesquisadores da NASA

Evento acontece entre nos dias 3 e 4 de novembro

Dr. James Spann, pesquisador da NASADr. James Spann, pesquisador da NASA - Foto:

Estudantes, empresários e comunidade científica apaixonada pela NASA e pelo setor aeroespacial terão a oportunidade de participar do evento “SENAI: Futuros Espaciais”, que será realizado entre os dias 3 e 4 de novembro. O Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), em parceria com a NASA (National Aeronautics and Space Administration), promovem o evento. Estão abertas as inscrições gratuitas para pesquisadores e empresários pelo link https://mkt.pe.senai.br/futuros-espaciais-empresarios-academicos. As vagas para escolas já foram preenchidas, mas haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do SENAI Pernambuco.

O evento foi criado no intuito de estimular o interesse dos jovens pernambucanos pela ciência, e incentivá-los a seguir carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. No dia 03/11, será totalmente focado para os estudantes, e acontecerá na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo de manhã para os estudantes do ensino fundamental e à tarde para estudantes do ensino médio (escolas públicas e particulares). Participam no primeiro dia o Dr. Jim Spann, cientista líder em Clima Espacial na NASA, que foi criado em Recife; Dra. Shelia Nash-Stevenson, engenheira da NASA e gerente do projeto SPORT; Pedro Cabral, natural de Recife, engenheiro do ITA e do projeto SPORT; e Denise Hill, Comunicações e Liderança de Divulgação da NASA. Serão discutidos projetos e programas da agência, além de suas trajetórias.

Já no dia 04/11, o evento será direcionado para estudantes universitários e pesquisadores (turno da manhã) e para empresários do setor industrial (turno da tarde), na Casa da Indústria, em Santo Amaro. Participam os mesmos colaboradores do primeiro dia, mas com assuntos voltados para a cooperação acadêmica entre o Brasil e os Estados Unidos. "O foco neste momento será discutir a cooperação acadêmica e industrial no setor espacial entre o Brasil e os Estados Unidos, a troca de experiências relacionadas ao desenvolvimento do satélite SPORT, as alternativas de pesquisa e promoção do desenvolvimento para o setor e a importância do setor para a economia nacional", explica o Diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Pernambuco, Oziel Alves.

A NASA traz para o evento suas iniciativas mais recentes como: lançamento do satélite SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task), o Heliophysics Big Year e o Programa Artemis. Também participam do evento a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter