Senai-PE promove digitalização e consultorias para indústrias automobilísticas do Estado
12 indústrias do Polo Automotivo da Fiat Chrysler Automóveis participam do processo
Incentivando o aumento da produtividade e o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE) promoverá a digitalização e prestação de consultorias para 12 indústrias localizadas no parque de fornecedores do Polo Automotivo que a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) mantém no Estado, no município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife. Os projetos somam R$1,3 milhão e foram contemplados na segunda chamada do Edital Rota 2030 – Produtividade e Digitalização, dentro da categoria Hands-On: Aprendendo Fazendo.
Segundo o diretor Industrial interino do Senai-PE, Oziel Alvares, os projetos aprovados estão em fase de assinatura para iniciar a parceria. “A partir do Edital Rota 2030 na modalidade de consultoria, com foco em digitalização industrial e aumento da produtividade, todas as empresas do SENAI do Brasil, em conjunto com as empresas que desejassem participar desse edital, precisaram submeter a proposta de projeto, entrando para a concorrência e passando pelo processo de análise de alguns desses itens. No meio desse processo, a gente conseguiu aprovar 12 empresas sistemistas que compõem a FCA em Goiana e estamos agora na fase de assinatura dos termos de ação técnica para iniciarmos os atendimentos”, destaca o diretor.
Em Pernambuco, os projetos aprovados pelo Senai irão beneficiar as seguintes empresas a partir de janeiro de 2021: Lear, Tiberina, Denso, Revestcoat, Saint-Gobain, CMA, Magneti Marelli, PMC, Pirelli, Adler, Brose e Prima Sole.
Leia também
• Senai-PE oferece 400 bolsas de estudo para cursos técnicos
• Projeto do Senai vai qualificar trabalhadores para a indústria 4.0
• Senai-PE promove feira virtual de profissões técnicas
Ainda de acordo com Oziel Alvares, os projetos serão atendidos através de duas etapas, consultoria e digitalização industrial. “Inicialmente faremos um trabalho de consultoria, aplicando uma metodologia de gestão de risco, para poder otimizar e garantir que os pontos críticos de funcionamento da linha de produção de cada fábrica sejam atendidos. Na sequência, é iniciada a parte de digitalização industrial, que através de visitas técnicas, fazemos o diagnóstico do processo, identificando os gargalos principais que existem e definimos qual tecnologia para digitalização industrial vamos aplicar”, explica Oziel Alvares.
Rota 2030
Elaborada pelo Governo Federal e com o objetivo de promover e potencializar o setor automotivo no Brasil, a Lei nº 13.755 foi sancionada em dezembro de 2018. O programa apoia o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, inovação, segurança veicular, proteção do meio ambiente, eficiência energética e a qualidade dos veículos em geral, além da expansão da indústria automotiva do País, através da exportação.