Logo Folha de Pernambuco

Capacitação

Senai-PE promove digitalização e consultorias para indústrias automobilísticas do Estado

12 indústrias do Polo Automotivo da Fiat Chrysler Automóveis participam do processo

12 indústrias do Polo Automotivo da Fiat Chrysler Automóveis participam do processo do Senai12 indústrias do Polo Automotivo da Fiat Chrysler Automóveis participam do processo do Senai - Foto: Peu Ricardo/Arquivo Folha de Pernambuco

Incentivando o aumento da produtividade e o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE) promoverá a digitalização e prestação de consultorias para 12 indústrias localizadas no parque de fornecedores do Polo Automotivo que a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) mantém no Estado, no município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife. Os projetos somam R$1,3 milhão e foram contemplados na segunda chamada do Edital Rota 2030 – Produtividade e Digitalização, dentro da categoria Hands-On: Aprendendo Fazendo.

Segundo o diretor Industrial interino do Senai-PE, Oziel Alvares, os projetos aprovados estão em fase de assinatura para iniciar a parceria. “A partir do Edital Rota 2030 na modalidade de consultoria, com foco em digitalização industrial e aumento da produtividade, todas as empresas do SENAI do Brasil, em conjunto com as empresas que desejassem participar desse edital, precisaram submeter a proposta de projeto, entrando para a concorrência e passando pelo processo de análise de alguns desses itens. No meio desse processo, a gente conseguiu aprovar 12 empresas sistemistas que compõem a FCA em Goiana e estamos agora na fase de assinatura dos termos de ação técnica para iniciarmos os atendimentos”, destaca o diretor.

Em Pernambuco, os projetos aprovados pelo Senai irão beneficiar as seguintes empresas a partir de janeiro de 2021: Lear, Tiberina, Denso, Revestcoat, Saint-Gobain, CMA, Magneti Marelli, PMC, Pirelli, Adler, Brose e Prima Sole.

Ainda de acordo com Oziel Alvares, os projetos serão atendidos através de duas etapas, consultoria e digitalização industrial. “Inicialmente faremos um trabalho de consultoria, aplicando uma metodologia de gestão de risco, para poder otimizar e garantir que os pontos críticos de funcionamento da linha de produção de cada fábrica sejam atendidos. Na sequência, é iniciada a parte de digitalização industrial, que através de visitas técnicas, fazemos o diagnóstico do processo, identificando os gargalos principais que existem e definimos qual tecnologia para digitalização industrial vamos aplicar”, explica Oziel Alvares.

Rota 2030 

Elaborada pelo Governo Federal e com o objetivo de promover e potencializar o setor automotivo no Brasil, a Lei nº 13.755 foi sancionada em dezembro de 2018. O programa apoia o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, inovação, segurança veicular, proteção do meio ambiente, eficiência energética e a qualidade dos veículos em geral, além da expansão da indústria automotiva do País, através da exportação.  

Veja também

Newsletter