Logo Folha de Pernambuco

Ajuste no salário

Servidores só terão reajuste em 2024 se houver "excedente" de arrecadação, diz ministra

Pelo arcabouço fiscal há esse espaço apenas se a estimativa de arrecadação, a partir do segundo bimestre, para cumprir a meta

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços PúblicosEsther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou nesta segunda-feira (5) que o governo só vai considerar a possibilidade de ajustes nos salários de servidores se a arrecadação surpreender positivamente ao longo do ano.

Pelo arcabouço fiscal, a nova regra para as contas públicas, há esse espaço apenas se a estimativa de arrecadação, a partir do segundo bimestre, for suficiente para superar a meta de resultado primário. A meta é zerar o déficit este ano. O mercado vê rombo próximo de 0,8% do PIB.

— Se tiver isso (excedente), e achamos que não está fácil de acontecer, mas se houver, uma parte desses recursos (extras) iria para o aumento esse ano — diz Esther Dweck. — Defende da negociação, mas seria mais que 2% (de reajuste nos salários) — complementa.

Veja também

Acordo judicial não atrapalha realização de 2º edição do CNU
concurso

Acordo judicial não atrapalha realização de 2º edição do CNU

Capacidade de pagamento das pessoas físicas ainda demanda atenção, avalia Banco Central
BANCO CENTRAL

Capacidade de pagamento das pessoas físicas ainda demanda atenção, avalia Banco Central

Newsletter