Logo Folha de Pernambuco

mercado financeiro

Setor bancário está "estabilizando", diz secretária do Tesouro dos EUA

Após a falência do SVB, o Tesouro, o Federal Reserve e a Corporação Federal de Seguros de Depósitos estabeleceram planos para garantir que seus clientes pudessem acessar seus depósitos

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados UnidosJanet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos - Foto: DREW ANGERERGETTY IMAGES NORTH AMERICAGetty Images via AFP

O setor bancário dos Estados Unidos está "se estabilizando", após as recentes falências do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank — dirá a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, em uma cúpula nesta terça-feira (21), conforme trecho antecipado de seu discurso.

As falências causaram uma crise de confiança, já que muitos clientes de bancos médios sacaram seu dinheiro e depositaram em instituições maiores, consideradas "grandes demais" para o governo não resgatá-las em caso de quebra.

Mas "as saídas agregadas de depósitos dos bancos regionais se estabilizaram", após as medidas das autoridades para fortalecer a confiança e conter o contágio, de acordo com as declarações de Yellen.

"Nossa intervenção era necessária para proteger o sistema bancário americano em geral. E ações similares podem se justificar, se instituições menores tiverem retiradas de depósitos que apresentem riscos de contágio", segundo esse rascunho.

Após a falência do SVB, o Tesouro, o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) e a Corporação Federal de Seguros de Depósitos estabeleceram planos para garantir que seus clientes pudessem acessar seus depósitos. Uma exceção do mesmo tipo foi anunciada para o Signature Bank.

O Fed também introduziu uma nova ferramenta de empréstimo para os bancos, em um esforço para evitar a repetição do rápido desaparecimento do SVB.

"Acredito que nossas medidas reduziram o risco de novas falências de bancos", insistirá Yellen.

Veja também

Mais uma rede francesa vai boicotar produtos brasileiros; carne, suínos e aves não serão importadas
MERCADO

Mais uma rede francesa vai boicotar produtos brasileiros; carne, suínos e aves não serão importadas

BNDES aprova financiamento de R$ 363,8 milhões para Grupo Hypera Pharma
MERCADO

BNDES aprova financiamento de R$ 363,8 milhões para Grupo Hypera Pharma

Newsletter