Setor de serviços cresce 1% em Pernambuco no mês de janeiro
O setor foi puxado pela categoria Outros serviços, que inclui a compra, venda e aluguel de imóveis
Enquanto o setor de serviços fechou em queda de 0,1% no cenário nacional em janeiro deste ano, Pernambuco cresceu 1% no mesmo período. Com esse resultado, o segmento ficou 3,1% acima do nível pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada, nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor foi puxado pela categoria Outros serviços, que inclui a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos. A alta, em janeiro, foi de 28,5% na comparação com o mesmo período de 2021.
Já os Serviços prestados às famílias, que permaneceu em primeiro lugar por dez meses, em janeiro, caiu à segunda posição (27,4%). A categoria inclui, por exemplo, hotéis, bares, academias e salões de beleza, negócios mais dependentes do atendimento presencial.
Leia também
• Maioria das mulheres já presenciou ou foi vítima de preconceito no transporte público
• Setor de serviços recua 0,1% em janeiro, diz IBGE
• Russos perdem McDonald's, mas ainda têm pizzas do Papa John's
De forma geral, todas as categorias de serviços fecharam em alta. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 9,1%, enquanto os Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio avançaram 8,6%. Já os Serviços de informação e comunicação tiveram alta de 3,5%.
Atividades Turísticas em Pernambuco
O índice de volume de atividades turísticas, que também faz parte da PMS, registrou um aumento de 0,2% em janeiro de 2022 na comparação com o mês anterior.
Pernambuco está em sexto lugar entre as 12 localidades pesquisadas. Os outros dois estados nordestinos presentes no levantamento são Ceará e Bahia, que tiveram alta de 0,9% e queda de 3,9%, respectivamente. A alta no Brasil, por sua vez, foi de 1%.