Games

Universo gamer: setor movimenta milhões

Novos investimentos antecipam futuro

Laís Xavier, presidente da AssesproLaís Xavier, presidente da Assespro - Foto: Divulgação

Leia também

• Microsoft compra ActiVision Blizzard, dos jogos Call of Duty e Candy Crush, por US$ 68,7 bilhões

• Microsoft aposta no metaverso com direito a PowerPoint e Excel

• Prefeitura do Recife e Porto Digital lançam programa para formação em tecnologia

É impossível falar no universo gamer sem lembrar que, em Pernambuco, está um dos maiores celeiros de desenvolvedores de games do mundo: o Porto Digital. E se tem uma coisa que une criadores, empresas e usuários é a capacidade de responder rapidamente à inovação e aos avanços tecnológicos. “Este é um mercado que está prestes a entrar em uma nova fase ainda mais dinâmica e de negócios de multimilionários”, avalia a presidente da Associação das Empresas do Setor de Tecnologia de Pernambuco (Assespro/PE), Laís Xavier. 


“Estamos em um processo acelerado de expansão do metaverso e as pessoas que vivenciam o universo dos games são as que, sem dúvida, estão mais habituadas com essa experiência”, explica Laís – referindo-se à ampliação dos ambientes em que pessoas podem se conectar por meio de avatares e fazer tudo como se estivessem no mundo real: buscar informações, se comunicar, fazer compras e trabalhar.


Um exemplo desse futuro promissor, segundo ela, foi a compra da empresa Activision Blizzard – dona da Xbox – pela Microsoft por quase US$ 70 bilhões. “Não foi um negócio para retorno a curto prazo, mas diante da expectativa do caminho que o mercado de inovação está tomando”, acredita a presidente da Assespro.


Segundo Leonardo Fontes, o Base deverá firmar um convênio para que o espaço também possa ser usado por escolas de programação. Ele concorda que o equipamento também poderá servir como uma porta de entrada para quem está totalmente dissociado desse universo. “Temos um plano de negócio que já está em quatro etapas que inclui a abertura da estrutura física, expansão da gerência de carreiras para São Paulo, criação de uma rede de franquias e inserção no mercado de criptomoedas. Por isso é que chamamos o Base de um ecossistema gamer”, conclui. 
 

Veja também

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin
Bitcoin

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025
Tecnologia

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025

Newsletter