Seu filho "roubou" suas senhas nas redes sociais? Saiba como recuperar
Redes têm políticas específicas para recuperação de acesso. Veja os detalhes
Para quem não tem muita facilidade ou cresceu num mundo ainda sem redes sociais, criar contas e usar os recursos das plataformas pode ser uma tarefa complicada.
Nessas horas, filhos, netos e até amigos "alfabetizados" no ambiente digital se tornam grandes aliados para acessar as ferramentas, mas algumas pessoas acabam dependendo demais da ajuda e perdem senhas e informações importantes na hora de logar nas ferramentas.
Leia também
• De editor de fotos "mágico" a ajuda a programadores: confira 7 novidades apresentadas no Google I/O
• Brasil terá teste para semana de 4 dias de trabalho. Veja como vai funcionar
Quem tem passado pela situação é o ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde que anunciou que deixaria de administrar as contas do pai, em meados do mês passado, o vereador carioca Carlos Bolsonaro barrou o acesso dele aos perfis.
A informação foi noticiada pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, e confirmada pelo Globo com interlocutores da família do ex-presidente.
Segundo aliados, Carlos trocou as senhas das redes de Bolsonaro para marcar sua posição, após entender que o pai estaria sendo aconselhado a fazer publicações em desacordo com a linha mais agressiva defendida pelo vereador.
Cada rede tem políticas específicas para recuperação de acesso mas, em geral, endereços de e-mail e números de telefone vinculados à conta são os principais caminhos para redefinir senha. Veja abaixo os detalhes:
Facebook
É possível redefinir a senha usando a opção "Esqueci minha senha" na área de login. Basta inserir o e-mail ou número de celular registrado na conta e seguir as indicações do sistema. Mas atenção: em alguns casos, o e-mail de recuperação da conta pode ir para a caixa de spam ou lixo eletrônico.
Caso não consiga acessar o e-mail de recuperação ou telefone cadastrado, o Facebook recomenda que o usuário verifique se está digitando o número correto, com o código 55, do Brasil, e sem zeros adicionais, sinais de adição (+) ou outros caracteres especiais. Já se o problema for para logar no e-mail vinculado à conta, o indicado é que se tente recuperar o acesso direto com o provedor.
Há ainda a opção de recuperar a conta por meio do perfil de um amigo ou familiar. Neste caso, é preciso acessar a rede pela conta de outra pessoa e buscar o próprio perfil. Depois, basta acessar os "..." sob a foto da capa, selecionar a opção "Obter apoio ou denunciar perfil", depois "Outra coisa", "Recuperar esta conta" e seguir as etapas.
Já se alguém mudou o endereço de e-mail associado à conta, é possível reverter a situação: quando um e-mail é alterado, o Facebook envia uma mensagem para a conta anterior com um link especial. O usuário deve clicar nesse link para reverter a alteração do endereço de e-mail e proteger a conta.
Instagram
Na rede, é possível recuperar o acesso clicando na opção "Esqueceu a senha?" na área de login. O sistema pede que o usuário insira o e-mail, telefone ou número de usuário para iniciar o processo de redefinição de senha. A partir daí, é só clicar em "Avançar" e seguir as instruções da tela.
Assim como no Facebook, se estiver com problemas para entrar no e-mail cadastrado, a orientação também é que o usuário tente recuperar o acesso direto com o provedor e seguir o processo de redefinição de senha na rede social.
Se alguém mudou o e-mail vinculado à conta, também é possível desfazer a ação usando a opção "Proteger minha conta" disponível na mensagem enviada pelo Instagram por e-mail. Através do [email protected], a rede informa ao antigo e-mail cadastrado sobre qualquer troca na conta.
Há ainda a opção de solicitar um código de segurança ao Instagram, enviado para o e-mail ou telefone cadastrado. Na tela de login, o usuário deve clicar em "Obter ajuda para entrar", digitar o nome de usuário, o endereço de e-mail ou o telefone e clicar em "Enviar link para login". A partir daí, é só seguir as instruções da tela.
Se não tiver acesso ao nome de usuário, e-mail ou ao número de telefone associado, o usuário pode também acessar esta página.
TikTok
Para recuperar o acesso na rede, o usuário deve clicar na opção "Esqueci minha senha" e escolher a forma de recuperar a senha, via número de telefone ou e-mail. Quem acessa ao TikTok usando outra conta de rede social deve redefinir a senha direto na plataforma.
Se notar que a senha, telefone ou nome de usuário foram alterados, ou ainda se vídeos foram excluídos ou publicados sem permissão, o usuário pode ter tido a conta invadida.
Para proteger o acesso, a rede indica que se redefina a senha, vincule a conta ao número de telefone e remova o login de dispositivos suspeitos. Para isso, basta acessar a opção "Perfil" no canto direito inferior, tocar no ícone de três linhas, "Configuração e privacidade", "Segurança" e "Seus dispositivos". Depois é só remover os logins não desejados ou suspeitos.
Twitter
Na rede de Elon Musk, o usuário também precisa do celular ou e-mail associado ao perfil. Na página de acesso, é preciso clicar na opção "Esqueceu sua senha?" e inserir o e-mail, telefone ou nome de usuário. O Twitter enviará uma mensagem com um código, válido por 60 minutos. Basta inserir o código no campo de texto da página de redefinição do acesso, clicar em envia e criar uma nova senha.