Comércio

Shopping centers lançam plataformas de venda online

Centros de compras estão se adaptando ao modelo de vendas online

Compra onlineCompra online - Foto: StockSnap/Pixabay

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital das empresas. Para se adaptar a esse novo normal, shoppings da Região Metropolitana do Recife estão criando plataformas digitais de vendas que irão continuar funcionando mesmo após a retomada das atividades nos centros comerciais. 

O Shopping Guararapes, localizado em Jaboatão, irá lançar o seu próprio canal de vendas. Com investimento de R$ 5 milhões, a nova plataforma permitirá que os clientes realizem suas compras no próprio site, com a opção de receber em casa. Também será possível comprar produtos de diferentes lojas em um único pedido, sem custo adicional por isso. 

Além da opção da entrega em casa, o cliente pode retirar o produto no drive thru do shopping. Neste primeiro momento, o frete será grátis e os bairros atendidos serão Piedade, Setúbal, Candeias, Barra de Jangada e Reserva do Paiva. O canal já foi lançado para adesão dos lojistas e a expectativa é que seja disponibilizado para o público no próximo mês.

O RioMar Recife, que fica no bairro do Pina, lançou o aplicativo de sua plataforma digital de vendas, o RioMar Online. Segundo o shopping, são oferecidos mais de 5.000 produtos, dos mais diversos segmentos. O consumidor pode receber o produto em casa ou retira-lo no drive thru. O app está disponível nas lojas Apple, Store e Play Store. Desde de março, a plataforma registrou um crescimento de 74% no número de novos clientes, correspondendo a 13.506 novos usuários. Os maiores aumentos aconteceram entre os meses de abri e junho. Mesmo assim, em agosto, 34% das compras foram de novos clientes.

Os shoppings Tacaruna e Plaza também lançaram recentemente seu site de vendas. No site do Plaza (https://plazaonline.com.br/), 24 lojas e quiosques já estão presentes na plataforma entre alimentação, artigos para o lar, moda, acessórios, cosméticos e perfumaria. Já no Tacaruna (https://tacarunaonline.com.br/) são 17 lojas e quiosques, do segmento de alimentação, moda, acessórios, cosmético, perfumaria, livraria e papelaria, disponíveis no momento. 

Já os shoppings Recife e Patteo utilizam a tecnologia para conectar os clientes com os lojistas. No mall localizado em Boa Viagem, a chamada vitrine virtual foi criada no mês de abril, devido às medidas de isolamento social. A plataforma expandiu os canais de venda do shopping, facilitando o acesso do público aos produtos de suas lojas que atuam com vendas por delivery. No ambiente virtual, estão expostos mais de 600 itens, e desde sua implementação já registrou mais de 350 mil visualizações. Para comprar basta o cliente escolher o produto desejado no site https://vitrinevirtual.shoppingrecife.com.br/, que irá redireciona-lo para o WhatsApp da loja, no qual o vendedor da operação dará andamento ao processo de compra até a entrega do produto no endereço acordado ou retirada no estabelecimento.

A plataforma digital do shopping olindense foi batizada como “Patteo na Sua Casa”. Para acessá-la, o cliente deve acessar o site do centro de compras (https://www.shoppingpatteoolinda.com.br/vitrine.asp). O sistema funciona como o do Shopping Recife: o cliente confere os produtos disponíveis na página, que irá redirecioná-lo para falar com a loja e concretizar a venda. 

 

Veja também

Regulação da IA terá novo texto e deve ser votada no Senado após eleições, diz relator
BRASIL

Regulação da IA terá novo texto e deve ser votada no Senado após eleições, diz relator

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições
federal reserve

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Newsletter