Shoppings otimistas com a chegada do Dia dos Pais
Expectativa é de aumento no número de vendas em relação às últimas semanas
O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa após o início da flexibilização das medidas de distanciamento social no estado e, por isso, os shopping centers da Região Metropolitana do Recife estão empolgados com a chegada da comemoração. Segundo o presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, “o aumento da frequência dos clientes vem ocorrendo a cada dia e observa-se que as pessoas estão indo com maior objetivo de efetuar compras”.
Apesar do entusiasmo, o volume de vendas não deve ser igual a anos anteriores. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a expectativa é que haja uma queda de 30% nas vendas em relação ao mesmo período de 2019. Em comparação às últimas semanas de julho, porém, a associação espera um aumento de 9% no número de vendas.
Ainda que reabertos há pouco mais de um mês, os consumidores se mostram cautelosos para ir aos centros comerciais por conta do risco de contágio do Covid-19. Esse receio fez com que, pela primeira vez, o comércio digital ficasse à frente dos shoppings na intenção de compras para o Dia dos Pais, segundo pesquisa da Fecomércio-PE.
Leia também
• Comércio digital em alta para o Dia dos Pais
• Em casa e sem presente: Dia dos Pais durante a pandemia
• Presente para comer e beber no Dia dos Pais
Sabendo da desconfiança dos clientes e do aumento na procura do meio online, os shopping centers tomaram medidas para se adaptar a nova realidade. “Os shoppings e os seus lojistas estão preparados para o aumento da demanda, mantendo ativos alguns canais online de vendas implantados antes da reabertura. Os protocolos de segurança sanitária implantados vêm sendo cumpridos por clientes, lojistas e demais colaboradores, sendo muito bem aceitos, reforçando o conceito de que os shoppings são ambientes seguros”, explicou o presidente da Apesce, Paulo Carneiro.
Abertas há duas semanas, a praça de alimentação é um importante aliado para aumentar o fluxo de clientes que circulam nos shoppings durante o Dia dos Pais. “A liberação das operações de alimentação também será positiva para a data e esperamos um movimento interessante na praça, restaurantes e cafés, atendendo àqueles que desejam fazer uma comemoração especial fora de casa, mas com segurança”, afirmou o superintendente do Shopping Patteo Olinda, Leandro Denardi.
Além das esperadas promoções, os centros de compras apostam em estratégias diferentes para atrair os clientes. No Shopping Guararapes, por exemplo, quatro blogueiros – Camila Pontes, Gustavo Pardal, Suelen Rocha e Dario Shoupaiwisky, estão ajudando os consumidores a escolherem o presente ideal para os pais. O Shopping Recife, por sua vez, dará um growler (recipiente de transportar cerveja) com 1 litro de chopp para quem consumir R$350 em compras no mall.