Logo Folha de Pernambuco

Seca

Sobradinho pode atingir volume morto

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o índice atual é de 12% e, se não chover até dezembro, é provável que chegue a zero.

Daniel vota em Boa ViagemDaniel vota em Boa Viagem - Foto: Luiz Filipe Freire/Folha de Pernambuco

Principal reservatório do Nordeste, Sobradinho aguarda por chuvas para não entrar no volume morto, conhecido como ‘reserva técnica’. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o índice atual é de 12% e, se não chover até dezembro, é provável que chegue a zero. “Esperamos que chova entre novembro e dezembro e que possamos recuperar o rio”, disse o presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Carlos de Miranda Farias, durante acordo de compartilhamento de infraestrutura entre a Companhia e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Atualmente, a água que resta é priorizada para o abastecimento humano e para plantação.

Segundo o secretário de energia do Ministério de Minas em Energia, Fábio Lopes, o Nordeste passa pela quinta pior média histórica. “Hoje chega 400 metros cúbicos por segundo perto de Sobradinho e sai 800 metros cúbicos por segundo (m3/s), ou seja, o reservatório faz papel de regularizador: soltando o dobro do que recebe”, afirmou. Se São Pedro não ajudar, mais térmicas serão acionadas e a tarifa de energia deve subir.

Para minimizar os efeitos para o fornecimento de energia, tramita na Agência Nacional de Águas (ANA) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a redução de 800 m3/s para 700 m3/s da vazão de Sobradinho. A decisão enfrenta resistência dos polos produtivos do rio São Francisco.

Veja também

Benefícios sociais foram os que mais sofreram alterações no pacote fiscal
BPC

Benefícios sociais foram os que mais sofreram alterações no pacote fiscal

EUA: juros dos Treasuries voltam a subir com receio de inflação e debate sobre teto da dívida
JUROS

EUA: juros dos Treasuries voltam a subir com receio de inflação e debate sobre teto da dívida

Newsletter