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Empreendedorismo

Social Media e sua importância para as redes sociais

Também conhecidos como Analistas de Redes Sociais, a profissão do Social Media teve aumento de 74% em 2020

Nalu Sotero, Social MediaNalu Sotero, Social Media - Foto: Arthur Mota

As redes sociais chegaram a seus 4,7 bilhões de usuários ativos no ano de 2022, de acordo com o Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer. Com tantos usuários, o número de empresas migrando para o digital também cresceu: hoje, 70% das empresas brasileiras estão na internet, investindo em marketing digital, e com isso, ocorreu também o crescimento da profissão do Social Media, ou Analista de Redes Sociais, responsável pelas ações de estratégia e marketing das mídias. 

Em 2020, o aumento da profissão chegou a 74%, e muitos deles trabalham com carteira assinada dentro de agências de marketing e publicidade, mas também empreendem sozinhos no ramo.

“Eu já trabalhei em acho que umas três ou quatro empresas de marketing e publicidade e hoje eu sou autônoma mesmo, parei um pouco de trabalhar com as empresas. Eu acredito que quando você se torna autônomo, você entende que é sem limites, entende? Acho que eu comecei a trabalhar como autônoma por causa dessa questão.”, diz Nalu Sotero, Social Media há cerca de um ano e designer gráfica há quatro anos.

O Social Media é responsável pelo planejamento do conteúdo das redes sociais das empresas, a criação do conteúdo, agendamento dos posts, criação de artes, monitoramento das redes e novidades e análise de resultados da estratégia. Os resultados não são imediatos, e muitas vezes os clientes acabam não aceitando a importância do profissional para o crescimento gradual da empresa.

Em busca de valorização na área, a maior dificuldade de Nalu no ramo, ela deixa claro que o que espera de um cliente é que ele entenda seu trabalho e o quão ele é importante para a empresa (seja ela um pequeno ou grande negócio), além de paciência. 

Em relação à média salarial de um profissional da área no Brasil, ela chega a um pouco mais de R$2 mil por mês, segundo dados da Glassdoor. “Os retornos financeiros começam de acordo com as práticas que você está fazendo. Se você estuda aquilo e você põe em prática, o retorno vai vim um pouco antes, né? Eu sempre digo que social mídia é um estudo eterno.” continua Nalu. 

Para quem deseja ingressar na área, existem vários cursos de especialistas no Instagram, como o “Como vender serviços criativos”, do Vinicius Gambeta (agência de bolso), “Formação Social Media”, da Rejane Toigo (Like MKT), “Estratégia Descomplicada”, de Ayanne e Thais (Amigas do Marketing) e “Plano Social Media”, das Gurias do Marketing. Todos os cursos são online e garantem acesso através de uma compra, além de certificado no final.

Outra dica super importante é que o futuro Social Media comece a marcar presença nas redes sociais, ou criando um novo perfil dedicado a isso, ou explorando seu perfil pessoal. O público em geral gosta de ver, além dos conteúdos de valor (ensinando ou vendendo algo, por exemplo) a rotina de quem está por trás (como um bordão todos os dias, os passeios, sessões de fotos, idas a restaurantes, etc). O profissional Social Media precisa ser próximo de seus clientes, para assim, atrair a confiança deles.

Ter alguma técnica em design gráfico também pode ajudar os iniciantes dessa carreira. Posts criados no Canva (de maneira dedicada), vídeos editados no CapCut e estratégia organizada (no Trello ou Notion) trazem praticidade e também ajudam o profissional a se destacar antes de conquistar sua própria equipe.

Além de um empreendedorismo, o marketing digital hoje atrai 42% mais visitantes para as redes sociais em comparação aos posts que não possuem estratégia, de acordo com o site RockContent. A criação de conteúdo hoje chega a um patamar de suma importância e indispensável para as empresas que procuram aumentar sua presença online e, consequentemente, suas vendas, além de ser o tipo de carreira promissora e cheia de oportunidades que muitos autônomos procuram. 

 

 

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