Sócios da Smart Fit visitam a Folha de Pernambuco e anunciam expansão dos negócios
Edgard e Diogo Corona estão no Recife para participar do Family Day, evento promovido pelo Experience Club Nordeste
O sócio-fundador e CEO do Grupo Smart Fit, Edgard Corona, e o diretor de Expansão, Diogo Corona, visitaram a Folha de Pernambuco na manhã desta sexta-feira (25). Os sócios, pai e filho, respectivamente, estavam acompanhados do CEO do Experience Club Nordeste, André Farias. Os dois empresários estão no Recife para participar do Family Day, evento promovido pelo Experience Club.
As visitas foram recebidas pela diretora de Marketing do Grupo EQM, Joanna Costa; o diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Góis; a editora-chefe do jornal, Leusa Santos; a gerente Administrativa, Ivone Palácio, e a gerente de Marketing, Tatiane Rodrigues. Depois da visita, Edgard e Diogo participaram de entrevista na Rádio Folha FM 96,7 e, em seguida, conheceram o parque industrial da Folha de Pernambuco.
Assista abaixo à entrevista completa de Edgard e Diogo Corona à Rádio Folha FM 96,7:
Marrocos
A Smart Fit está presente em 15 Países da América Latina, região em que é líder de mercado – no mundo, o grupo é a terceira maior rede de academias –, mas entre o final deste ano e começo de 2025, grupo começa a ganhar a África. Vai abrir unidades no Marrocos, com lojas próprias e não franquias. “A gente começa com cinco (lojas) para testar. A gente acredita que cabem mais de cem lojas lá. Claro que a gente começa com cinco (lojas) para testar, até porque a África é muito diferente da América Latina. Então, a gente precisa fazer um teste para não botar em risco o que a gente tem”, disse Diogo Corona.
Marrocos II
A ideia de ampliar os negócios para o Marrocos surgiu quando o Grupo começou a buscar novos continentes para investir. “Quando se busca novas geografias, a gente olha muito geografias um pouco semelhantes com a América Latina em termos de economia e cultura fitness e também momento de mercado e competição. Então, a gente começou a olhar muto para Sudeste da Ásia e África. Europa é um mercado muito saturado, muito maduro. A gente nunca olhou muito para a Europa; Estados Unidos, pior ainda”, justificou Diogo.
Velocity
Em julho último, a Smart Fit anunciou a compra da Velocity, rede de estúdios de spinning, por R$ 183 milhões. A aquisição amplia o portfólio de modalidades do segmento de Studios da companhia, que também é dona das marcas Race Bootcamp, One Pilates, Vidya, Jab House e Tonus Gym. “Foi um oceano azul para a gente ter entrado. Eu admirava muito o produto. Não tinha o biking dentro dos (nossos) estúdios. Então, sai do zero ou compra alguém que consegue fazer uma coisa muito consistente que tem aí a admiração do público”, explicou Edgard.
IPO
Edgard relembrou uma das medidas mais ousadas da Smart Fit, que foi a oferta de ações (IPO, pela sigla em inglês), em julho de 2021, em plena pandemia de covid-19, operação que ele denomina de a mais sui generis da história. “Fizemos IPO com todas as nossas lojas fechadas, (estávamos) perdendo um R$ 1 bilhão, com tudo fechado, sem perspectiva de abrir. Nós tínhamos R$ 2 bilhões de oferta de ação e R$ 30 bilhões de demanda. Todo mundo querendo comprar. Foi histórico. Se não fizéssemos o IPO, tínhamos quebrado”, relembrou.
Diferencial
De acordo com Edgard, em 2009, quando foi inaugurada, a Smart Fit cobrava R$ 49 e R$ 69, nos dois planos, o black e o smart, mas continuou competitiva nos preços, apesar da inflação. “Se você fosse corrigir isso pela inflação, deveria estar entre R$ 180 e R$ 190, mas está, hoje, na faixa de R$ 110. Nós fizemos uma redução importante de preço, melhorando as eficiências de processo”, revelou.
Desafio
Para o empresário, o segredo está também na forma de administrar. “Se você começa a botar um monte de coisas, começa a encarecer. O desafio é: acertando os processos, acertando o desenho de lojas, tirando as máquinas ociosas e colocando as que têm mais filas. Quando você ajusta esse modelo inteiro, aumenta a eficiência, consegue colocar mais gente e, com isso, consegue baratear seu preço”, detalhou Edgard.
Inovação
De acordo com Diogo, o Grupo Smart Fit criou uma cultura de ser um celeiro de inovação transitória. “A gente cria muita inovação no setor e aí, depois, os concorrentes podem imitar, mas o ponto é ser uma fábrica de inovações e ter vantagem competitiva transitória. Ela te traz uma vantagem durante um tempo. Mas como ser uma fábrica e estar sempre sendo fast move e criando essas vantagens? A Smart Fit é um exemplo, o studio também foi um modelo de inovação que trouxemos para cá. Hoje parece básico, mas o software de academia não existia, a gente criou”, pontuou.
Funcionários
A Smart Fit conta hoje 5 milhões de alunos e 16 mil funcionários, sem incluir a área de limpeza, que é terceirizada. Edgard Corona afirma que os recursos humanos têm uma relevância grande no negócio. “Por traz dessa estrutura toda, o que nós temos de melhor é nossa equipe. São 1.600 lojas em que a gente entra e fica admirado com a entrega desse pessoal. Fico emocionado de ver como é que meu time faz a diferença. A alegria e a satisfação com que eles cuidam. Não deixa de ser isso: ponha estrutura, mas se você não tiver calor humano, gente se preocupando em melhorar a vida das pessoas e entregar um propósito, você não está fazendo certo”, afirmou Edgard.