Logo Folha de Pernambuco

Crise na Inglaterra

Soldados britânicos abastecem postos para aliviar crise

Há quase duas semanas, longas filas se formam nos postos, devido a problemas de abastecimento

Combustível na InglaterraCombustível na Inglaterra - Foto: Lindsey Parnaby/AFP

Caminhoneiros do Exército britânico começaram a se mobilizar nesta segunda-feira (4) para reabastecer os postos de gasolina, que estão sem combustível pela falta de motoristas especializados para transportá-lo dos pontos de armazenamento.

Depois de receberem treinamento específico para dirigir esses caminhões e abastecer as bombas de gasolina, cerca de 200 militares devem ser mobilizados no âmbito dessa operação. 

Em um primeiro momento, vão atender principalmente postos em Londres e no sudeste da Inglaterra, onde os problemas se concentram. 

"Estamos trabalhando estreitamente com o setor para ajudar a aumentar os estoques de combustível, e há sinais de melhora nos estoques dos postos de gasolina de todo Reino Unido, já que a demanda continua se estabilizando", disse um porta-voz do governo.

"Os estoques em Londres e no sul da Inglaterra estão sendo repostos em um ritmo um pouco mais lento do que em outras partes do Reino Unido, motivo pelo qual mobilizamos pessoal militares para aumentar o abastecimento nestas áreas", completou. 

Embora o primeiro-ministro Boris Johnson tenha dito, no domingo (3), que a situação estava "se acalmando", 22% dos postos de gasolina em Londres e no sudeste da Inglaterra continuavam sem combustível, afirmou o diretor da Associação de Varejistas de Combustível, Gordon Balmer, nesta segunda-feira.

Dos cerca de 1.100 postos, com os quais entrou em contato ontem, alguns estão há mais de uma semana sem combustível.

"Esperamos que a situação melhore esta semana", disse Balmer ao canal Sky News, advertindo, porém, que a reposição dos estoques pode demorar até 10 dias.

Há quase duas semanas, longas filas se formam nos postos, devido a problemas de abastecimento causados pela falta de até 100 mil caminhoneiros, conforme responsáveis do setor. 

Essa situação é consequência da escassez de mão de obra provocada pela pandemia da Covid-19 e pelo Brexit, com problemas de distribuição que também afetam supermercados, redes de fast-food, bares e restaurantes.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter