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Indústria automotiva

Stellantis alcança € 13,4 bilhões de lucro líquido em 2021

A companhia divulgou os resultados do seu primeiro ano de operações, que começou em janeiro de 2021

Polo Automotivo Stellantis de GoianaPolo Automotivo Stellantis de Goiana - Foto: Stellantis/Divulgação

Como uma nova empresa formada em 17 de janeiro de 2021, Stellantis N.V. divulgou resultados recordes relativos a 2021, acelerando a realização de sinergias decorrentes da fusão entre os grupos PSA e Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e buscando desempenho, impulsionada desde o início por um foco claro em agilidade de execução. O balanço global do grupo apresentou receita líquida de € 152 bilhões, com alta de 14% em relação ao período anterior equivalente, e lucro líquido de € 13,4 bilhões, quase triplicando ano a ano.

O lucro operacional ajustado quase dobrou para € 18 bilhões, com margem de 11,8% e todos os segmentos tendo desempenhos lucrativos.

A Stellantis também revelou planos ambiciosos de eletrificação e software no ano, com investimentos planejados de mais de € 30 bilhões até 2025 e fortes parcerias anunciadas em tecnologia de bateria, materiais de bateria e desenvolvimento de software.

O relatório do grupo indica ainda fluxo de caixa industrial livre de € 6,1 bilhões, impulsionado principalmente por forte lucratividade e sinergias líquidas de caixa. Além disso, a Stellantis alcançou forte execução de sinergias com aproximadamente € 3,2 bilhões de benefício líquido de caixa. Os resultados são comparados ano a ano pelo critério pró-forma, que ajusta as demonstrações financeiras a 1º de janeiro de 2021.

“Os resultados recordes de hoje provam que a Stellantis está bem posicionada para oferecer um forte desempenho, mesmo nos ambientes de mercado mais incertos. Agradeço calorosamente a todos os funcionários da Stellantis em nossas regiões, marcas e funções por sua contribuição para a construção de nossa nova empresa impulsionada por sua diversidade. Aproveito a oportunidade para agradecer também à equipe de gestão por seus esforços incansáveis enquanto enfrentamos e superamos ventos contrários intensos. Juntos, estamos focados em executar nossos planos à medida que aceleramos para nos tornarmos uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ao anunciar os resultados.

Durante 2021, a Stellantis lançou mais de 10 novos modelos, incluindo o Citroën C4, Fiat Pulse, DS 4, Jeep® Grand Cherokee, Wagoneer, Commander, Maserati MC20, Opel Mokka, Opel Rocks-e e Peugeot 308. A empresa acelerou seu impulso comercial no segmento de veículos de baixa emissão (LEV), alavancando o portfólio que inclui vans médias movidas a célula de combustível de hidrogênio e a motores elétricos. As vendas globais de LEVs atingiram 388 mil unidades, 160 % a mais do que no ano anterior.

A Stellantis confirmou sua forte posição no mercado global de veículos comerciais com liderança tanto na Europa quanto na América do Sul, e alcançou vendas recordes de pickups em todo o mundo com aproximadamente 1 milhão de unidades vendidas.

Na América do Norte, o Jeep Wrangler 4xe foi o veículo elétrico híbrido plug-in mais vendido no varejo dos EUA por 2021.

Na América do Sul, a Stellantis foi líder de mercado em 2021 com 22,9% de participação, e também foi líder em veículos comerciais com 30,9 % de quota de mercado.

Na Europa Expandida, a Stellantis foi líder de mercado EU30 em veículos comerciais com 33,7% de market share em 2021. O Peugeot 208 foi o veículo mais vendido na UE30 e o 2008 foi número um no segmento EU30 B-SUV em 2021.

No Oriente Médio e África, os embarques consolidados aumentaram 6%, enquanto a participação de mercado cresceu na maioria dos principais mercados ano a ano.

Na Índia e Ásia-Pacífico, a empresa se prepara para lançar o novo Citroën C3.

Na China, a Dongfeng Peugeot Citroën Automobile Co. Ltd (DPCA), mais que dobrou suas vendas anuais em comparação com o ano anterior, com 100 mil unidades vendidas. A Stellantis expandiu também sua presença como distribuidor independente de autopeças, destacando-se no mercado de pós-vendas.

A participação de mercado global da Maserati cresceu para 2,4%, sendo que na América do Norte e China a marca detém 2,9% e 2,7% de participação, respectivamente.

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