Brasil

STF começa a julgar piso salarial da enfermagem na sexta-feira (9)

Ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei, tem reunião nesta terça-feira com o presidente do Senado

Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar o julgamento sobre o piso salarial da enfermagem na próxima sexta-feira (9). A votação será no plenário virtual da corte e está prevista para terminar na quarta-feira (14).

Com isso, os ministros do STF terão a oportunidade de avaliar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu a lei no último domingo por 60 dias. O prazo servirá para que entes públicos e privados do setor de saúde esclareçam o impacto financeiro da lei e os riscos para a empregabilidade do setor.

A lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro estabeleceu um piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros em todo o país, 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

Entidades do setor e do poder público alertaram para o efeito desse piso para o atendimento de saúde. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) calcula uma despesa de R$ 9,4 bilhões para as prefeituras.

No setor privado, 98% dos hospitais não pagarão o piso neste mês. O GLOBO mostrou que grandes grupos, como Amil e Unimed, decidiram aguardar a decisão final do STF.

Barroso se reúne nesta terça-feira com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para discutir o tema. Pacheco já se posicionou a favor do piso. Depois, o ministro ainda se encontra com as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que também defendem a lei aprovada pelo Congresso.

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter