Logo Folha de Pernambuco

Portos

Suape ganha mais segurança e agilidade nas operações com sistema desenvolvido pelo Cesar

O TOS (Terminal Operating System) terá cinco módulos relacionados aos principais processos envolvendo a operação do porto que vão acelerar a tomada de decisão das atividades do complexo em diversos aspectos

Porto de Suape Porto de Suape  - Foto: Divulgação

O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) anunciaram a entrega da primeira solução desenvolvida pela entidade que permitirá ao atracadouro pernambucano integração e mais agilidade nas operações de cargas. O TOS (Terminal Operating System, Sistema de Operação de Terminal, em tradução livre) é um “MVP”, Produto Mínimo Viável, que vai permitir ao porto ser pioneiro em um cenário digital no segmento e trazer maior conexão portuária. 

A parceria entre o Porto de Suape e Cesar tem o objetivo de promover a digitalização dos processos do porto, sendo fundamental para a operação se tornar mais ágil e eficiente e se conectar em tempo real aos agentes portuários envolvidos nas movimentações de Suape.

Para o diretor-presidente de Suape, Francisco Martins, o TOS vai gerar nova dinâmica na movimentação portuária, pois trata-se de uma ferramenta que agilizará os processos de atracação e desatracação no porto, otimizando a entrada e saída de navios. 

“Além de melhorar e facilitar o trabalho e gerar benefícios para os atores envolvidos, a plataforma aumentará o faturamento com o maior volume de navios em operação”, disse. 

O TOS é uma ferramenta criada pelo Cesar que unifica toda a comunicação. O intuito é fazer com que deixe de ser analógica e/ou pulverizada, para passar a ser em um sistema para agilizar as atividades dos navios, de operadores e demais agentes. Além disso o recurso beneficia ainda a tomada de decisão no terminal de contêineres e de órgãos regulatórios, a exemplo da Receita Federal.

“Será possível estar mais preparado para acelerar as operações e transações portuárias, o que se refletirá em mais agilidade. Ganha o porto em eficiência, com mais janelas para o uso do espaço, e os próprios operadores, pois atuarão com mais rapidez e eficiência. Nosso objetivo é otimizar toda a complexidade que envolve a operação, desde informações sobre quando e quantos navios de carga estão chegando, passando por entender os tipos de carga que transportam e que necessidades exigirão, bem como o próprio controle e monitoramento da operação e armazenamento”, explica Adriano Gomes, Gestor de Projetos do Cesar.

O TOS ajuda ainda o Porto a agilizar as operações e reduzir eventuais trabalhos manuais. A versão do sistema já vem integrada ao “Porto Sem Papel” (PSP), criado pelo Governo Federal para tornar a gestão do setor mais ágil na entrada e saída dos navios. Essa é a primeira vez que um sistema se integra a essa plataforma da União. 

O Sistema traz cinco módulos de operação. O primeiro, módulo Marítimo e de Operações, proporciona atualização em tempo real, informando quantos navios estão chegando e em qual horário. Isso impacta na operação, que estará preparada para gerir o carregamento ou descarregamento da carga, além de dar o panorama completo sobre o tipo de mercadoria com a qual Suape está lidando e que órgãos responsáveis precisarão fazer a notificação.

Já o módulo de Faturamento reflete as transações, focando nos serviços que precisam ser faturados. O Estatístico trata da análise de dados, permitindo a consolidação da operação, desde a parte marítima (chegada e/ou saída de navios) até o reporte para órgãos responsáveis. O módulo de Armazenagem é o apoio em relação à capacidade de receber determinada carga, o entendimento se ela será estocada de imediato ou se precisará aguardar a liberação de espaço para atracar.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter