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Cargas

Suape será hub logístico da Argentina para o Nordeste

Tecon-Suape e Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional assinaram memorando de cooperação

O comércio bilateral entre Argentina e Nordeste do Brasil terá um facilitador. Cargas entraram diretamente no Porto de SuapeO comércio bilateral entre Argentina e Nordeste do Brasil terá um facilitador. Cargas entraram diretamente no Porto de Suape - Foto: Suape/Divulgação

O Porto de Suape será hub logístico da Argentina no Nordeste, atuando como a porta oficial no fluxo de mercadorias para o país, beneficiando o comércio com o nordeste brasileiro. Na última segunda-feira foi assinado um memorando de cooperação, o MOC Hub Logístico entre o Terminal de Contêineres Suape e a Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional, possibilitando que Pernambuco absorva diretamente toda a carga argentina com destino ao Nordeste e vice-versa, recolhendo os tributos da nacionalização. 

Antes, as cargas com origem da Argentina entravam no Brasil pelo sul do País, chegando ao Nordeste pela malha rodoviária. Agora com o acordo será possível ter uma redução nos custos já que o transporte marítimo é mais barato. Além disso, as empresas argentinas vão poder ter acesso à redução de tarifas e incentivos fiscais pernambucanos. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, o ganho será mútuo na nova relação comercial, dando uma maior movimentação ao porto pernambucano. 

“O Porto de Suape precisava desse impulso para assumir a posição de entreposto nas relações comerciais internacionais. A gente passa a elevar a movimentação de cargas em nosso porto por centralizar a entrada e a saída para o Nordeste, com o adicional de recolher os tributos da nacionalização, que antes ficavam retidos no Sul, ainda que o consumo fosse nosso. Todo esse volume passará a entrar diretamente por Suape”, Geraldo. 

Na avaliação do cônsul Geral argentino no Recife, Alejandro Funes Lastra, a parceria possibilita a redução dos custos de transporte. “A iniciativa da assinatura é estratégica na integração entre os países e particularmente tendo em conta que Suape é um hub logístico. O memorando se torna ainda mais favorável com a redução de custos logísticos. Com taxas diferenciadas para que os produtos argentinos ingressem ao Brasil através do Porto de Suape, quebramos a relação de dependência com o Sul do país”, pontuou. 

Segundo o presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, um dos fatores fundamentais para a assinatura do memorando foi a posição estratégica de Suape na região Nordeste. “Depois de estudos de operadores do Tecon Suape, vimos que há uma sinergia entre o Porto, com cinco capitais ao redor. Isso poderia ter um ganho logístico de custo de frete que é muito importante, utilizando ainda os benefícios fiscais”, disse. 

Roberto Gusmão conta ainda que os ganhos serão não para os argentinos, mas também para pernambucanos que exportem para o país. “Eles terão ganhos logísticos e o Governo os impostos de nacionalização. A gente não sabe o volume de movimentação, só será medido no segundo semestre, mas é um primeiro passo para explorar essa nova logística, pode criar um mercado importante de exportação no Estado”, contou. 

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