Sudene e UFRPE discutem parceria nas áreas de inovação e empreendedorismo
O superintendente Danilo Cabral e o reitor Marcelo Carneiro Leão trataram sobre iniciativas que possam reduzir as desigualdades regionais
Nesta terça-feira (16), os representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se reuniram com a equipe da Sudene para tratar sobre parcerias nas áreas de pesquisa, inovação e empreendedorismo.
O encontro é resultado de uma articulação prévia da Autarquia com a UFRPE, com o objetivo de estimular projetos que unam os potenciais produtivos da região à nova agenda de sustentabilidade. O superintendente Danilo Cabral e o reitor Marcelo Carneiro Leão estavam presentes.
“A inovação é eixo transversal da nossa tarefa de reduzir as desigualdades regionais, presente no nosso Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, por isso, estamos nos aproximando de instituições que possam contribuir para o desenvolvimento regional”, destacou Danilo Cabral. O superintendente reforçou que as iniciativas devem ter um olhar territorializado, com a preocupação de desconcentração das ações e dos investimentos.
Leia também
• Sudene e Embrapii tratam de parceria para estimular a neoindustrialização do Nordeste
• Sudene registra aumento de 5% nas solicitações de FDNE, totalizando R$ 7,5 bilhões
• Sudene aprova 38 pleitos de incentivos fiscais e contribui com cerca de 10 mil empregos
Marcelo Carneiro Leão ressaltou que a universidade tem se destacado no estímulo de pesquisas e ações que unam o potencial de Pernambuco no setor de inovação e empreendedorismo. Entre as iniciativas apresentadas, estavam projetos realizados a partir do Instituto Ipê (Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais). “Temos o interesse em promover ações descentralizadas, que gerem desenvolvimento nos municípios, garantindo capilaridade”, afirmou.
A partir desta reunião, as equipes técnicas da Sudene e da UFRPE irão aprofundar as conversas e refinar as proposições para apresentarem uma proposta de parceria entre as duas instituições. Também estavam presentes na reunião representantes da OCCA (Olinda Creative Community Action).