Sudene

Sudene promove evento para apresentar resultados do Programa de Revitalização da Indústria Nordeste

Autarquia viabiliza programa de revitalização da indústria nordestina por meio de convênio de R$ 340 mil com o Governo de Pernambuco

Reunião na SudeneReunião na Sudene - Foto: Brenda Alcântara / Folha de Pernambuco

A Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), irá revelar os resultados do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina - PE 4.0, em um encontro programado para ocorrer na próxima quarta-feira (17), a partir das 8h30, no auditório localizado na sede da Autarquia, em Boa Viagem. Durante o evento, serão revelados os benefícios obtidos pelas empresas participantes por meio das transformações alcançadas ao adotarem os princípios da indústria 4.0. 

De acordo com a Sudene, para tornar o Programa de Revitalização possível, foi necessário a assinatura de um convênio entre a Autarquia Federal e o Governo de Pernambuco, no valor total de R$ 340 mil. Os recursos foram repassados pela Sudene à Universidade de Pernambuco (UPE), para permitir o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas para a capacitação de técnicos e gestores envolvidos no programa. 

O programa abrangeu qualificação, pesquisa e desenvolvimento, incorporando diversas iniciativas. Algumas delas foram a implementação de um sistema de realidade aumentada para treinamento das equipes, a otimização da temperatura em fornos, a introdução de uma linha robotizada para esmaltação de louças e a implementação de um sistema de controle e detecção de vidros fora das especificações. Além disso, o curso, que teve natureza de pós-graduação lato sensu, foi expandido para outros estados que estão na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em um projeto denominado NE 4.0.

No evento, a Sudene também irá promover o lançamento do Núcleo Indústria 4.0 de Pernambuco, uma iniciativa com o objetivo de “estimular a adoção da indústria 4.0 no estado”. Através de uma parceria institucional, o núcleo envolverá os participantes da Residência Tecnológica PE 4.0, NE 4.0 e outros convidados. Beatriz Lyra, coordenadora geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, explica que “o núcleo será composto inicialmente pelos parceiros estaduais do programa, pelos residentes bolsistas e pelas indústrias, englobando governos, universidades e empresas”.

De acordo com a Autarquia, o Núcleo Indústria 4.0 de Pernambuco atuará como um observatório dedicado ao monitoramento e divulgação de iniciativas e editais relacionados à indústria 4.0 e arranjos produtivos locais. Seu propósito é “impulsionar o uso de tecnologias habilitadoras, promovendo e apoiando ações de transformação digital na indústria do estado”. Como parte desse processo, está prevista a realização de eventos de divulgação dos projetos desenvolvidos, com o intuito de estimular e articular o setor industrial em cada estado. Serão organizados seminários que irão envolver os diversos atores locais e regionais, conforme informado por José Farias, economista da Sudene.

Veja também

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA
TECNOLOGIA

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA

Newsletter