Logo Folha de Pernambuco

Crise na Ucrânia

Suspensão de tarifas da UE ajudará a 'manter' economia da Ucrânia, diz Zelensky

Medida suspenderá, por um ano, as tarifas para a importação de produtos ucranianos

Presidente Zelensky afirmou que proposta da União Europeia (UE) de suspender a cobrança de tarifas aduaneiras aos produtos ucranianos permitirá "manter" a atividade econômica de seu paísPresidente Zelensky afirmou que proposta da União Europeia (UE) de suspender a cobrança de tarifas aduaneiras aos produtos ucranianos permitirá "manter" a atividade econômica de seu país - Foto: Genya Savilov / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou, nesta quarta-feira (27), que a proposta da União Europeia (UE) de suspender a cobrança de tarifas aduaneiras aos produtos ucranianos permitirá "manter" a atividade econômica de seu país frente à invasão russa.

Essa iniciativa "nos permitirá manter ao máximo a atividade econômica na Ucrânia e preservar nossa produção nacional", disse Zelensky em um vídeo difundido no Telegram.

A Comissão Europeia, o órgão executivo da UE, propôs nesta quarta suspender, por um ano, as tarifas para a importação de produtos ucranianos.

A ideia foi concebida para "impulsionar as exportações da Ucrânia à UE. Ajudará a aliviar a difícil situação dos produtores e exportadores ucranianos diante da invasão militar da Rússia", assinalou a Comissão em comunicado.

A proposta deve ser avaliada agora pelos deputados do Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu, que é formado pelos 27 países-membros do bloco.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter