Taxa de desemprego cai para 6,4% em setembro, segunda menor taxa da série histórica
Resultado foi puxado pelo desempenho da indústria e comércio, que abriram mais de 700 mil postos de trabalho no trimestre
A taxa de desemprego caiu para 6,4% no trimestre móvel encerrado em setembro. Trata-se da segunda menor taxa já registrada pela pesquisa, iniciada em 2012. O resultado foi puxado pelo desempenho da indústria e comércio, que abriram mais de 700 mil postos de trabalho no trimestre.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira
A taxa de desemprego do trimestre encerrado em junho, que serve de comparação, foi de 6,9%
Pnad x Caged
A Pnad traz informações sobre trabalhadores formais e informais. A pesquisa é divulgada mensalmente, mas traz informações trimestrais. A coleta de dados é feita em regiões metropolitanas do país.
Já a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho só traz informações sobre trabalho com carteira assinada, com base no que as empresas informam ao ministério. Os dados são mensais.
Leia também
• Pernambuco criou mais de 17 mil postos de trabalho formais em setembro
• Governo de Pernambuco faz Feirão de Empregos no Recife com 30 empresas e quase mil vagas
• Programa de estágio da Vivo oferta 400 vagas em 14 cidades; há oportunidades para o Recife
Os números mais recentes foram divulgados na quarta-feira e mostraram que o Brasil abriu 248 mil postos de trabalho em setembro, acima das estimativas.