Compras online

Governo decide mudar política tributária para aplicativos internacionais

De acordo com o Ministério da Fazenda, a medida vai minimizar fraudes

Compras online Compras online  - Foto: Pixabay

Foi anunciado nesta quarta-feira (12), pelo Ministério da Fazenda, o fim da isenção de imposto de importação de até U$50 (R$250) para pessoas físicas. A medida foi tomada no intuito de minimizar fraudes cometidas para pagar menos impostos, e pode atingir grandes marketplaces asiáticos, como Shopee, Shein e Aliexpress.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a taxa será cobrada à empresa importadora, e não aos compradores brasileiros. Além disso, segundo ele, a fiscalização chega a ser uma forma de acelerar a entrega dos produtos internacionais, já que o produto já chegaria liberado ao Brasil. 

A Receita Federal pretende focar nas remessas de maior risco, e também nas inconsistências já reconhecidas anteriormente, como sonegação fiscal, que é quando uma empresa coloca indevidamente o nome de pessoas como remetentes para burlar o disco e não pagar a taxa que seria cobrada a pessoas jurídicas. Hoje existe um prejuízo de R$8 bilhões relacionado a essas fraudes, que pretende ser recuperado pelo governo. 

Visto isso, é importante salientar que diversas empresas cometem esse tipo de fraude, pois a lei só permite que o brasileiro compre um produto de outra pessoa física de fora do país sem pagar imposto. Ou seja, as empresas passam por pessoas físicas e burlam o sistema, mudando o valor da nota fiscal e utilizando outros nomes na hora de enviar o produto.

Fernando Haddad também citou anteriormente que empresas varejistas brasileiras já haviam apontado insatisfação com as lojas digitais estrangeiras, acusando-as de concorrência desleal. Para o presidente da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE) e Deputado Federal, Marco Bertaiolli, o comércio nacional tem sido prejudicado.

 

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter