Meta fiscal

Tebet diz que equipe econômica ainda não discutiu mudança da meta de déficit zero

Ministra se reuniu com Haddad e Esther Dweck no ministério da Fazenda

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando HaddadA ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (14) que a equipe econômica do governo “ainda não discutiu” a possibilidade de mudança na meta de zerar o rombo das contas públicas em 2024.

Ela esteve reunida com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Tebet foi questionada diretamente sobre as emendas apresentadas pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, que pedem a alteração da meta fiscal do ano que vem. Uma delas prevê déficit de 0,75% do Produto Interno Bruto (PIB) e a outra, de 1%.

— Não posso falar em nome da equipe econômica, até porque não discutimos ainda essa possibilidade de mudança de meta ou não. Nós temos esse prazo ainda, até sexta-feira, ou até segunda-feira, a possibilidade de ser estendida a apresentação de emendas. Não sei se seremos convocados (pelo Congresso) para discutir a questão da meta — declarou, em conversa com jornalistas, após a reunião com Haddad e Dweck .

O prazo para apresentação de emendas à LDO havia sido prorrogado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para esta próxima sexta-feira. Agora há possibilidade de prorrogação para segunda-feira.

— Cada parlamentar tem o direito, não só de colocar uma meta de -1%, -7,5%, como de colocar uma meta de superávit 0,25%. O relator (Danilo Forte) provavelmente vai nos ouvir, saber de dados, de informações da equipe técnica. Ele tem conversa connosco, perguntando, vindo atrás de informações, e números técnicos para embasar seu relatório. No momento certo ele vai ponderar se vai mexer na meta ou não.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter