Logo Folha de Pernambuco

Contas públicas

Tebet diz que texto do novo arcabouço fiscal será enviado ao Congresso na próxima terça (11)

Segundo a ministra do Planejamento, o projeto conterá apenas "a moldura e os parâmetros" da âncora fiscal

Simone Tebet, ministra do PlanejamentoSimone Tebet, ministra do Planejamento - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o governo vai esperar o feriado da Páscoa para encaminhar ao Congresso Nacional o projeto do novo arcabouço fiscal. Segundo a ministra, o texto ficará pronto nesta quarta-feira (5), mas somente chegará ao Legislativo na próxima semana, na terça-feira (11), para evitar o que ela chamou de falsas narrativas equivocadas.

Ela explicou que o projeto é simples, conterá apenas "a moldura e os parâmetros" da âncora fiscal. As medidas de aumento de receitas que vão dar suporte à nova política fiscal serão enviadas posteriormente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, depois de discutidas com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco e (PSD-MG) e lideranças partidárias.

— A prioridade absoluta agora é a entrega do arcabouço fiscal na semana que vem, até terça-feira, para que o Congresso possa avançar o mais rápido possível na questão do arcabouço fiscal, que a bala de bronze que nós temos. Ela resolve um problema interno das contas públicas, dá a confiança para o mercado que estamos fazendo o dever de casa, garante que o governo não vai continuar no vermelho, vai zerar o déficit em 2024 — disse a ministra, após participar da audiência do grupo de trabalho que discute a reforma tributária.

Ela mencionou que será apresentada uma cesta de opções para aumentar a receita em torno de R$ 110 bilhões, R$ 120 bilhões. Algumas medidas precisam de ato normativos e outras de projetos, esclareceu.

Tebet reforçou que o pacote não vai aumentar a carga tributária e que a ideia é tributar setores que não recolhem impostos, como apostas eletrônicas.

Veja também

Bolsas da Europa fecham em alta, com perspectivas para cortes do BCE, apesar de tensões
bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham em alta, com perspectivas para cortes do BCE, apesar de tensões

Mercado de bikes elétricas e "mini-scooters" chega a 200 mil unidades por ano
Negócios

Mercado de bikes elétricas e "mini-scooters" chega a 200 mil unidades por ano

Newsletter