Logo Folha de Pernambuco

MINISTÉRIO

Tebet e Marcio Pochmann têm primeira reunião após indicação do economista ao IBGE

Encontro aconteceu em São Paulo

Márcio Pochmann e Simone Tebet têm primeira reuniãoMárcio Pochmann e Simone Tebet têm primeira reunião - Foto: Davilym Dourado/MPO/divulgação

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o economista Marcio Pochmann, indicado para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reuniram-se na tarde desta segunda-feira (31), em São Paulo. Foi a primeira reunião dos dois desde a indicação dele ao IBGE.

De acordo com a assessoria de Tebet, os dois debateram preocupações comuns "sobre a acelerada mudança demográfica brasileira revelada pelo Censo 2022 e os desafios que ela impõe para o futuro do Brasil".

"Também discutiram uma agenda inicial de trabalho para o IBGE, que passa pela escuta dos funcionários do órgão", acrescenta a assessoria.

A data da posse de Pochmann será marcada para depois da divulgação do censo indígena, que ocorre dia 7 de agosto, em Belém.

O IBGE é vinculado ao Ministério do Planejamento, mas a escolha de Pochmann foi feita diretamente por Lula. Ao comentar o assunto, ela disse que vai acatar qualquer decisão do presidente Lula.

— Quero deixar muito claro que já havia um consenso dentro do meu ministério e dentro do Palácio de que nós faríamos, no momento oportuno, a troca do presidente do IBGE. Também fui avisada, já não é de agora, de alguns dias, que o Presidente da República teria um nome, e gostaria de fazer uma escolha pessoal em relação à presidência do IBGE. Naquele momento, não perguntei por nomes e muito menos o faria, porque acho mais do que justo esse pedido. Nada mais justo, óbvio, de atender o presidente Lula, independente do nome que ele apresentaria, que ele ainda não havia me apresentado — disse a ministra na quarta-feira.

O IBGE é uma das principais fontes de estatísticas oficiais do Brasil, como indicadores econômicos, demográficos e sociais, que servem de base para a elaboração de políticas públicas. O instituto é responsável, por exemplo, pelo Censo Demográfico.

Quem é Marcio Pochmann?
Pochmann é formado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em 1993, tornou-se doutor pela Unicamp. Em 2000, conquistou título de livre docente e, em 2014, assumiu uma vaga de professor titular, sempre na mesma universidade. O economista, de 61 anos, se aposentou na Unicamp em 2020, mas seguiu como professor colaborador.

Na política, Pochmann já foi candidato a prefeito de Campinas (SP), pelo PT.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter