Logo Folha de Pernambuco

ORÇAMENTO

Tebet: governo vai mirar o centro da meta de déficit primário no ano que vem

A ministra enfatizou que não estaria no governo Lula se não acreditasse na responsabilidade fiscal

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, durante coletiva para explicar o pacote de corte gastos do governo.A ministra do Planejamento, Simone Tebet, durante coletiva para explicar o pacote de corte gastos do governo. - Foto: Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira, 29, em São Paulo, que o governo vai mirar o centro da meta de déficit zero no primário do ano que vem. "Vamos fazer ajustes sem retirar nenhum direito, mas tudo tem que estar no orçamento", disse Tebet.

Ela enfatizou que não estaria no governo Lula se não acreditasse na responsabilidade fiscal.

Tebet lembrou que o País deve crescer acima de 3% este ano, com desemprego menor, após ter crescido quase 3% no ano passado. "Vamos facilitar a vida do Galípolo a partir de janeiro porque queremos juros mais baixos para a economia continuar crescendo", frisou.

A ministra ainda afirmou que o problema do Brasil é não ter espaço para gastar com as despesas discricionárias.

Sobre o timing do anúncio da isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, Tebet reiterou que o Executivo estará trabalhando em conjunto com os outros poderes. "Tenho convicção de que o congresso terá equilíbrio e sabedoria necessária para dizer que é uma medida justa e necessária para o povo brasileiro."

Veja também

Newsletter