Logo Folha de Pernambuco

Energias Renováveis

Tecnologia e inovação como aliadas da energia solar

Empresas investem e apostam em recursos tecnológicos para aprimorar uso da energia renovável

Instalação de placas para captação de energia solarInstalação de placas para captação de energia solar - Foto: Divulgação

A tecnologia, recurso que vem sendo utilizado cada vez mais pelas pessoas e por empresas, também se faz presente no ecossistema da energia solar. O setor sempre procura investir em novas formas de tecnologia e segurança. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), essa fonte de energia é uma das principais aliadas no processo de aceleração do desenvolvimento sustentável

Para operação dos sistemas solares, a energia é considerada limpa e silenciosa, livre de poluentes atmosféricos e efluentes líquidos ou sólidos durante seu funcionamento, além de não emitir ruídos

Fundada há oito anos no Recife e hoje com atuação em 15 estados, a Insole vem pensando sempre nas inovações no setor de energia solar. Atualmente, a empresa fica responsável pela venda, financiamento, instalação e acompanhamento junto ao cliente. Para o acompanhamento, foi desenvolvida uma novidade. 

“Com a instalação do sistema solar, a pessoa começa a ver suas contas de energia pequenas e começa a consumir mais e utilizar mais recursos, quando, na verdade, poderia fazer uma economia financeira. Pensando nisso, nós criamos um banco digital na Insole para pegar parte dessa economia do cliente e começamos a dar em cashback para ele poder utilizar em parceiros que temos, como empresas de varejo e eletrodomésticos”, contou Ananias Gomes, fundador e presidente da Insole. 

Ananias Gomes, fundador e presidente da InsoleAnanias Gomes, fundador e presidente da Insole | Foto: Divulgação

No primeiro trimestre de 2022, a Insole também estará lançando um aplicativo para as pessoas poderem fazer aquisição do sistema solar direto pela plataforma

A empresa oferece até 50% de desconto na conta de energia dos consumidores na aquisição do sistema fotovoltaico, com contrato de até 10 anos. “O cliente só começa a pagar à Insole a partir do terceiro mês. Ou seja, apenas dois meses depois do sistema ser instalado. Quanto maior o prazo do contrato, maior o desconto sobre a conta de energia. E, ao final do contrato, a Insole transfere o sistema para ele”, contou Ananias Gomes.

Este ano, a Insole levantou entre R$ 350 milhões e R$ 500 milhões de capital para atender aos planos de venda do próximo ano. A empresa atua fortemente no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Empresa do ramo elétrico, a Holltec Sollar também apresenta tecnologias inovadoras para os clientes, com segurança e eficiência energética. Nos sistemas oferecidos, a Holltec utiliza, por exemplo, microinversores que são conectados a cada quatro placas solares. Assim, o painel pode trabalhar individualmente. “Por exemplo, se houver um sombreamento em determinada parte do painel, ele não afetará todo o sistema. Só a área atingida com a sombra gerará menos energia, não tendo perda de eficiência energética no sistema”, explicou o presidente executivo da Holltec Sollar, Joaber Ferreira. 

A tecnologia da empresa ainda utiliza revestimento em placas de grafeno, que conduzem melhor o calor, uma tecnologia resistente, e otimizadores de potência. “Não vendemos painel solar, vendemos energia fotovoltaica. Queremos sempre focar nossos objetivos com soluções inteligentes utilizando equipamentos mais eficazes e seguros”, complementou Joaber Ferreira.

Presidente executivo da Holltec Sollar, Joaber FerreiraPresidente executivo da Holltec Solar, Joaber Ferreira | Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

A Holltec Sollar prepara um projeto para 2022 de uma planta industrial em Araripina, no Sertão de Pernambuco. Serão cinco usinas para abastecerem o autoconsumo da indústria e para a venda de energia. “Temos muita coisa para crescer ainda, com tecnologias novas chegando ao mercado. Na empresa temos uma equipe completa para atender aos clientes, com acompanhamento para ele se sentir confortável e seguro”, comentou Ferreira.

Atualmente, a Holltec atua no Brasil e também em outros países, como Portugal, Espanha, México e Paraguai. A empresa surgiu em 2010 no Recife e hoje conta com filiais.

A Holltec ainda tem um instituto socioambiental para ajudar fundações e associações de diversas formas, como doações, reforço escolar para crianças e plantação de mudas.

Veja também

Newsletter