Logo Folha de Pernambuco

Caixa

Trabalhador tem até esta quinta para sacar FGTS emergencial

Saque foi liberado como medida para amenizar a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19

FGTSFGTS - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Trabalhadores têm até esta quinta-feira (31) para sacar ou movimentar o FGTS emergencial de até R$ 1.045. Caso não seja resgatado até a data, o recurso volta para o saldo do Fundo do trabalhador.
 
O saque foi liberado pelo governo federal como uma das medidas para amenizar a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19.
 
A disponibilização da grana foi feita automaticamente pela Caixa na poupança social digital, criada pelo banco para quem tem saldo nas contas ativas ou inativas. Independentemente do saldo do FGTS, o valor do FGTS emergencial é de, no máximo, R$ 1.045.
 
A movimentação pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem para transferências e pagamento de boletos, por exemplo. Também é possível sacar o recurso em agências da Caixa.
 
O período para saques começou no final de junho, para quem nasceu no mês de janeiro, e o calendário de liberações seguiu de acordo com o mês de nascimento até o dia 14 de novembro, quando saiu o lote dos aniversariantes de dezembro.
 
Devolução começou em novembro Os valores não sacados do FGTS emergencial começaram a ser revertidos às contas vinculadas correspondentes a partir de 30 de novembro.
 
Os cidadãos que não conseguiram sacar a tempo e que desejarem retirar os recursos puderam solicitar o saque pelo aplicativo FGTS a partir do dia 7 de dezembro. O prazo termina nesta quinta (31).
 
Nesses casos, o saldo é transferido novamente para a conta digital aberta automaticamente pela Caixa para todos os beneficiários e fica disponível para movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
 
Fraudes no FGTS emergencial
 Muitos trabalhadores têm se queixado de fraudes no seu FGTS emergencial.
 
Depois de conseguir o CPF do trabalhador, o criminoso obtém a senha do Caixa Tem e cadastra um email criado por ele como sendo da vítima. Com esses dados, consegue movimentar os valores, pagar compras e até pagar boletos.


Há duas formas de identificar o golpe: acompanhar extratos do FGTS ou tentar fazer o saque pelo aplicativo Caixa Tem.
 
O trabalhador que acreditou que não precisaria sacar o crédito feito pelo governo em uma conta aberta em seu nome, sem autorização, poderá nunca perceber que o dinheiro foi subtraído.
 
Quem descobriu que caiu no golpe deve ir pessoalmente a uma agência da Caixa para contestar o saque indevido. É preciso levar CPF e documento oficial com foto.

 

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter