Logo Folha de Pernambuco

Turismo

Turismo apresenta aumento no volume de atividades em maio e indica recuperação do setor

Em comparação com abril, o setor apresentou um aumento de 16,8%, de acordo com o IBGE

Guia Bora Pernambucar - Agreste e SertãoGuia Bora Pernambucar - Agreste e Sertão - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Importante setor para a economia de Pernambuco, o turismo apresentou um aumento de 16,8% no volume das atividades em maio, comparado ao mês de abril. Já no acumulado de janeiro a maio deste ano, Pernambuco aparece na segunda colocação do ranking nacional, com 80,7%, atrás apenas de Goiás na pontuação geral. Considerando apenas o Nordeste, o Estado é líder do mesmo ranking, tendo a Bahia com 68,8% e Ceará, com 59,9% no volume total dos primeiros cinco meses de 2021. Os dados foram divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, os resultados são consequência das ações promovidas pelo Governo de Pernambuco. “A gente acredita que esses índices são resultados do Governo do estado de Pernambuco no que diz respeito ao turismo desde o início da pandemia, ainda em meados de 2020, como por exemplo, com a criação do Selo Turismo Seguro. Aliado a isso, também temos a seriedade que o Governo do estado sempre tratou a pandemia, colocando a vida em primeiro lugar, tratando todos os protocolos e todas as medidas sanitárias de forma científica, objetiva, sem qualquer tipo de negacionismo”, explica.

No Índice de Receita Nominal com ajuste sazonal, que é a receita bruta considerando o efeito calendário das festividades nacionais, Pernambuco obteve crescimento da ordem de 13,2%, no comparativo abril e maio. No acumulado dos cinco primeiros meses, o Estado figura com o terceiro maior incremento do País com 87%, atrás apenas de Goiás (104,2%) e de Santa Catarina (90,6%). Na região Nordeste o Estado segue líder, com a Bahia e o Ceará logo em seguida, apresentando 85,9% e 73,6% de receita nominal, respectivamente.

“Mesmo no pico da pandemia da Covid-19 neste início do ano, Pernambuco aparece como um dos Estados com maior volume das atividades ligadas ao turismo. Torcemos para que, com esta queda nos números, sentida de junho para cá, e que possibilita agora a retomada do nosso turismo, possamos apresentar resultados ainda melhores. Seguimos na retomada gradual e constante do nosso turismo, sempre respeitando os protocolos sanitários para garantir a saúde da população e dos turistas que aqui chegam”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. 

Veja também

Newsletter