Logo Folha de Pernambuco

RÚSSIA X UCRÂNIA

Ucrânia adota sanções contra o Irã, aliado da Rússia

A série de sanções inclui a proibição do comércio militar com o Irã

Moradores de Kiev se abrigam em estação central do metrô em bombardeio russo diurno nesta segundaMoradores de Kiev se abrigam em estação central do metrô em bombardeio russo diurno nesta segunda - Foto: Sergei Supinsky/AFP

Os deputados ucranianos adotaram, nesta segunda-feira (29), um projeto de sanções contra o Irã, acusado de fornecer armas à Rússia em sua invasão à ex-república soviética.

"Esta resolução sincroniza as sanções ucranianas com as ações do mundo civilizado, com a ideia de isolar totalmente o Irã", afirmou o Parlamento ucraniano em seu site.

Esta série de sanções inclui a proibição do comércio militar com o Irã, o fim do trânsito dessas mercadorias através da Ucrânia e "a suspensão das obrigações econômicas e financeiras a favor dos residentes iranianos".

O texto deve ser assinado pelo presidente Volodimir Zelensky para ser promulgado, uma formalidade simples, porque foi ele mesmo quem introduziu a resolução no Parlamento.

O Irã é um aliado da Rússia e foi acusado por Kiev e pelas potências ocidentais de fornecer armas a Moscou para sua invasão na Ucrânia, especialmente os drones explosivos Shahed.

 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter