UE autoriza ajuda francesa de 7 bilhões de euros a Air France
Mediante o contexto do coronavírus, as regras sobre as ajudas públicas às empresas públicas foram flexibilizadas em março
A Comissão Europeia autorizou nesta segunda-feira a França a conceder uma ajuda de 7 bilhões de euros (7,65 bilhões de dólares) à companhia aérea Air France para enfrentar as consequências econômicas da pandemia de coronavírus.
"Esta garantia e este empréstimo de acionista concedidos pela França, por um valor de 7 bilhões de euros, proporcionarão à Air France a liquidez que precisa com urgência para resistir às consequências da pandemia", explicou a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, citada em um comunicado.
França e Holanda possuem, cada, 14% do capital do grupo franco-holandês Air France-KLM. O Executivo europeu, que supervisiona as regras de concorrência na UE, flexibilizou em março as regras sobre as ajudas públicas às empresas no contexto da pandemia de coronavírus.
A ajuda do governo francês à Air France inclui 4 bilhões de euros em empréstimos bancários garantidos a 90% pelo Estado francês e 3 bilhões de empréstimos diretos do Estado. Em troca, a empresa se compromete a melhorar a rentabilidade e a reduzir as emissões de CO2.
Leia também:
França prolonga estado de emergência de saúde até 24 de julho
Alemanha, França, Itália e Espanha têm queda recorde do PIB por causa de coronavírus
"A França também apresentou evidências de que todas as outras possibilidades de obtenção de liquidez nos mercados foram exploradas e descartadas", explicou a Comissão.
De acordo com o Executivo europeu, "sem apoio estatal a Air France estaria sem dúvida exposta ao risco de quebra após a erosão de sua atividade".