Logo Folha de Pernambuco

Inteligência Artificial

UE e Google buscam normas voluntárias sobre IA

A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, propôs uma legislação sobre IA em 2021

Google I/O 2023Google I/O 2023 - Foto: Reprodução/YouTube

União Europeia (UE) e Google buscam definir normas voluntárias sobre Inteligência Artificial (IA) antes da entrada em vigor de uma legislação específica – afirmou o comissário europeu para a Indústria, Thierry Breton, nesta quarta-feira (24).

"Concordamos em que não podemos nos dar ao luxo de esperar que a lei de IA entre em vigor e em trabalhar junto com todos os desenvolvedores para introduzir um pacto voluntário", disse Breton à AFP depois de conversar com o CEO do Google, Sundar Pichai.

A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, propôs uma legislação sobre IA em 2021. Desde então, o tema se tornou matéria urgente.

O Parlamento Europeu deverá aprovar o projeto de lei no mês que vem, abrindo, assim, uma fase de difíceis negociações com os 27 Estados-membros do bloco para definir uma versão final.

Breton disse que, mesmo que a UE adote essa legislação até o fim do ano, ela começaria a ser aplicada "no mínimo no final de 2025".

O texto do Parlamento Europeu inclui a proibição de sistemas de IA para vigilância biométrica, reconhecimento de emoções e vigilância preditiva. Também busca colocar sistemas de IA generativos –  como ChatGPT e Midjourney –  em uma categoria que requer medidas especiais de transparência.

Ontem (23), a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, disse que autoridades dos EUA e da UE discutirão o assunto na reunião bilateral do Conselho de Comércio e Tecnologia (TTC), marcada para a próxima semana, na Suécia.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter