MUNDO

UE pede informações a Apple e Google sobre segurança de suas lojas de aplicativos

As empresas têm até 15 de janeiro para responder

AppleApple - Foto: Apple/Divulgação

A União Europeia (UE) exigiu nesta quinta-feira(14) que as gigantes Apple e Google forneçam detalhes sobre como identificam riscos sistêmicos em suas lojas virtuais de aplicativos - App Store e Google Play, respectivamente.

Em um comunicado, a Comissão Europeia (braço executivo da UE) afirmou que queria "mais informações" sobre a forma como Apple e Google "têm identificado diligentemente qualquer risco sistêmico relacionado à App Store e ao Google Play".

A UE também espera que as duas empresas demonstrem que têm cumprido as normas sobre mercados digitais e transparência sobre a publicidade, para proteger os usuários on-line.

Apple e Google têm até 15 de janeiro para responder.

Esta solicitação de informações é amparada pela Lei de Serviços Digitais (DSA, sigla em inglês), adotada pela UE e que regula a operação das gigantes plataformas digitais no espaço europeu.

A Comissão já abriu investigações contra grandes plataformas on-line, como Amazon, em busca de informações sobre como tem-se adaptado às rígidas regras definidas na DSA.

Caso a UE verifique que uma plataforma viola as normas da DSA, a empresa corre o risco de ter de pagar uma multa de até 6% de seu faturamento anual global.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter