UE reage a Trump: "Não responderemos a anúncio generalista e sem esclarecimento por escrito"
Ações de siderúrgicas europeias operam em leve queda
A União Europeia não recebeu "nenhuma notificação oficial" sobre as novas tarifas dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira a Comissão, após o presidente Donald Trump anunciar que imporia uma tarifa de 25% sobre "todo o aço" que entrar nos Estados Unidos.
"Não responderemos a anúncios gerais sem detalhes ou esclarecimentos por escrito", escreveu a Comissão em um comunicado, destacando que reagiria para proteger os interesses das empresas europeias caso sejam tomadas "medidas injustificadas".
Leia também
• Presidente iraniano acusa Trump de querer colocar seu país 'de joelhos'
• Nos EUA, Trump deixa SuperBowl no intervalo e erra palpite sobre vencedor do jogo
• Trump confirma conversa com Putin e fala em progressos no esforço por fim da guerra na Ucrânia
Trump declarou no domingo que aplicaria este tarifaço sobre aço e alumínio sem especificar quando as medidas entrariam em vigor nem dar mais detalhes. O Canadá e o Brasil são os maiores exportadores de aço para os EUA, mas a Alemanha e a Holanda também estão entre os grandes fornecedores para o mercado americano.
As ações de siderúrgicas europeias estão sendo negociadas em leve baixa nesta segunda-feira. Os papéis da ArcelorMittal recuam 1,54% nas negociações de pré-mercado dos EUA e as ações da Thyssenkrupp recuam 0,11% na Bolsa de Frankfurt.