Logo Folha de Pernambuco

UE-Mercosul

Um dia após deputados, senadores franceses também aprovam declaração contra acordo UE-Mercosul

Com 338 votos de um total de 348, parlamentares apoiam posição do governo de Emmanuel Macron, pressionado pelos agricultores do país, contra o avanço do tratado comercial.

Bandeira do MercosulBandeira do Mercosul - Foto: Jane de Araújo / Câmara dos Deputados

A exemplo do que fizeram ontem os deputados da França, os senadores do país apoiaram hoje a oposição do governo ao acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

O Senado aprovou quase por unanimidade a oposição ao tratado, com 338 votos de um total de 348. No entanto, trata-se de uma votação simbólica, de apoio político à oposição de Macron. A negociação do acordo atualmente é de responsabilidade da Comissão Europeia.

A totalidade da classe política francesa, desde a esquerda radical até a extrema direita, manifestou oposição ao acordo em negociação entre os 27 países da UE e os membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 

No dia anterior, 484 dos 555 deputados haviam validado a posição do governo, que busca um apoio unânime do Parlamento para pressionar a Comissão Europeia nas negociações.

Esse duplo mandato do Parlamento "é uma mensagem forte que será ouvida" em outros países europeus, comemorou o ministro das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot.

"A dinâmica está a nosso favor" com a adesão da Polônia – outra grande potência agrícola europeia –, que também se opôs ao tratado, acrescentou ele.

"A França não quer o fim dos acordos comerciais nem o fim do comércio agrícola", mas exige "garantias sérias para [seus] agricultores", que, de outra forma, enfrentariam "uma concorrência insuportável", destacou a ministra da Agricultura, Annie Genevard.

A perspectiva de um acordo causa preocupação entre os agricultores europeus, que temem a chegada em massa de carne bovina, aves de corte ou açúcar, entre outros produtos.

Veja também

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano
ENCONTRO

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano

Pacote fiscal prevê economia de R$ 70 bilhões em dois anos
Economia

Pacote fiscal prevê economia de R$ 70 bilhões em dois anos

Newsletter