Mercosul

Uruguai não assina comunicado conjunto da Cúpula do Mercosul

Esta é a segunda vez que o Uruguai não assina o comunicado conjunto

Bandeira do UruguaiBandeira do Uruguai - Foto: DavidRockDesign/Pixabay

O Uruguai não assinou o comunicado conjunto divulgado pelos países-membros do Mercosul após a realização da cúpula virtual do bloco nesta sexta-feira (17). O encontro foi comandado pelo presidente Jair Bolsonaro, já que o Brasil ocupava a presidência pro-tempore do bloco.

Ao final da cúpula, Bolsonaro informou que colocaria para aprovação alguns documentos. Além do comunicado conjunto, havia três declarações presenciais – sobre recuperação pós-pandemia, integração digital e cooperação em Defesa.

"Se não houver objeção, daremos por aprovados o comunicado conjunto dos chefes de estado do Mercosul e Estados Associados e também as três declarações presenciais", disse o presidente.

Como a cúpula foi realizada de forma virtual, não houve nenhuma manifestação durante a transmissão. Mas o comunicado, que foi divulgado nos canais oficiais dos governos, não subiu imediatamente após o encerramento da cerimônia e, quando foi publicado, não continha o endosso do Uruguai.
 

Esta é a segunda vez que o Uruguai não assina o comunicado conjunto – o país já tinha ficado de fora do comunicado divulgado após a último cúpula do bloco, realizada neste ano.

O motivo é que o país insiste em fazer acordos comerciais para além do Mercosul e quer uma declaração contundente, especialmente do Brasil, sobre isso.

Foi o Brasil que decidiu transformar a cúpula do Mercosul em evento virtual. Como o GLOBO mostrou, a principal motivação para o cancelamento do encontro presencial dos presidentes foi a Ômicron, a nova variante do coronavírus.

Mas a situação atual do bloco é de tensões políticas e econômicas entre os sócios, potencializadas pela viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Argentina.

Veja também

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA
TECNOLOGIA

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB
ECONOMIA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

Newsletter