Logo Folha de Pernambuco

CELEBRAÇÃO

Usina Cucaú celebra Dia do Trabalhador com missa em ação de graças, show e futebol

Evento começou na manhã desta segunda-feira e se estende até o final da tarde

Diretora de Marketing do Grupo EQM, Joanna Costa, representou o presidente do grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, no evento em homenagem ao trabalhadorDiretora de Marketing do Grupo EQM, Joanna Costa, representou o presidente do grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, no evento em homenagem ao trabalhador - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Leia também

• Saiba o que abre e o que fecha na RMR nesta segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador

A Usina Cucaú, localizada no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, preparou uma extensa programação para homenagear o Dia do Trabalhador, ontem, dia 1º de maio. A Festa do Trabalhador, que já é uma tradição, só não aconteceu em 2020 e 2021 por causa da pandemia. A diretora de Marketing do Grupo EQM – do qual a Folha de Pernambuco faz parte -, Joanna Costa, representou o presidente do Grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, na celebração.

Trabalhadores de Rio Formoso marcaram presença no Centro Recreativo Cucauense. Trabalhadores de Rio Formoso marcaram presença no Centro Recreativo Cucauense. Foto/ Arthur Mota-Folha de Pernambuco

"É muito importante a gente sempre valorizar o 1º de Maio, o Dia do Trabalhador. O trabalho dignifica o homem, dá motivação, esperança e um sentimento de realização. Então é muito importante a gente ter um trabalho", celebrou Joanna, que ainda acrescentou: "nós somos uma Usina, um Grupo que acredita que os trabalhadores precisam ter seus direitos. É com os nossos trabalhadores que a gente consegue crescer como Grupo, crescer como equipe, crescer como Usina. É a união que faz a força, a força do trabalho. Então todos têm um objetivo comum”, destacou.

Para a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Dantas, a Usina Cucaú é uma empresa que gera oportunidades e empregos. "Na época de safra, são quase 5 mil empregos diretos gerados e aproximadamente 15 mil indiretos. O Dia do Trabalhador é um dia muito significativo para todos nós, porque acreditamos na força do trabalho, acreditamos na força das pessoas que fazem esse trabalho", afirmou Cláudia. Também esteve presente o superintendente da Usina Cucaú, Fernando Lins

Na safra 22/23, a Usina registrou uma moagem histórica de 1,43 milhão de toneladas de canaNa safra 22/23, a Usina registrou uma moagem histórica de 1,43 milhão de toneladas de cana

Programação extensa

Pela manhã, houve queima de fogos, missa de Ação de Graças celebrada pelo Padre Moisés e um culto evangélico. A festa contou com sorteios, shows e o torneio de futebol realizado no Estádio Dr. Armandinho – que homenageia o empresário Armando Monteiro Filho, pai do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.

A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), disse que a festa já está incluída em sua agenda. "A gente já participa deste evento há seis anos, um evento promovido pelo CRC com o apoio do Grupo EQM, da Usina Cucaú e da Prefeitura Municipal de Rio Formoso. Hoje é um dia muito importante para todos nós. São os trabalhadores que movimentam a nossa economia, são eles que fazem nosso município crescer", declarou.

No último dia 16 de fevereiro de 2023, a Usina Cucaú comemorou os seus 132 anos de funcionamento e também como destaque no segmento sucroenergético do Nordeste. A planta industrial é uma das maiores produtoras de açúcar e etanol de Pernambuco e tem contribuído fortemente com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região da Zona da Mata Sul do Estado. Na safra 22/23, a Usina registrou uma moagem histórica de 1,43 milhão de toneladas de cana.

Time do Sport Sub 20 foi uma das atrações do Dia dos Trabalhadores na Usina CucaúTime do Sport Sub-20 foi uma das atrações do Dia dos Trabalhadores na Usina Cucaú. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Campeonato de futebol empolga os presentes 

Marcos José Alves é presidente do Centro Recreativo Cucauense (CRC). Entusiasta dos eventos, ele afirmou que as comemorações do 1º de Maio aproximam os trabalhadores e mostrou a força do time.
"Muitos profissionais foram revelados jogando pela Usina, como Marcos Cucaú e Sidney. Tivemos também Marcondes Junior e Nido e outros", disse o presidente do CRC, o xodó de Rio Formoso, que jogou ontem no Estádio Dr. Armandinho.

No campo, houve homenagem póstuma ao atleta Gleydson Gustavo de Oliveira e uma caminhada com um grupo de pessoas com autismo. Ambas provocaram emoção no público.

A bola começou a rolar em uma partida dos jogadores máster do CRC contra o São Sebastião de Palmares. O placar foi de 2 x 1, de virada, para o time da casa. Depois, o CRC enfrentou o time da Escolinha CFA e venceu por 4 x 0, uma goleada. No último jogo, o Sport Sub-20 levou vantagem, cravando um placar de 3 x 0 contra o CRC. O dia terminou com shows dos artistas Brunessa Sedutora e Gilmar Show para os trabalhadores.

 

Veja também

Newsletter