Logo Folha de Pernambuco

ENERGIA SOLAR

Hospital Evangélico de Pernambuco inaugura usina solar entregue pela Neoenergia

instalação visa contribuir com o funcionamento do Hospital, dando oportunidade de investimento em outras áreas da instituição

Placas solares instaladas no teto do Hospital Evangélico de PernambucoPlacas solares instaladas no teto do Hospital Evangélico de Pernambuco - Foto: Reprodução/Neoenergia Pernambuco

O Hospital Evangélico de Pernambuco (HEP), no bairro da Torre, na Zona Oeste no Recife, ganhou uma usina solar, instalada pela Neoenergia Pernambuco no telhado da unidade. A usina tem potência de 87 kWp (quilowatt-pico) e uma geração anual estimada em 124.571 kWh/ano, o suficiente para abastecer 86 residências durante 30 dias.

De acordo com a Neoenergia Pernambuco, a iniciativa proporcionará economia de cerca de 46% do consumo anual do hospital, o que significa uma redução aproximada de R$ 65 mil no custo de energia elétrica do HEP por ano.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além disso, a instalação tem outra finalidade: a de contribuir com o funcionamento do Hospital Evangélico, dando oportunidade de investimento em outras áreas da instituição.

Para a montagem das placas solares, a concessionária investiu mais de R$ 230 mil para a aquisição e instalação da usina.

“Eficiência energética é um dos principais tratamentos que podemos oferecer a instituições como o Hospital Evangélico, agregando sustentabilidade financeira e ambiental. Aqui estamos mostrando que a parceria público privada pode gerar benefícios importantes para a população”, afirmou o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

Sobre o Hospital Evangélico de Pernambuco
O Hospital Evangélico de Pernambuco é uma entidade filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que funciona desde 1954.

Atualmente, conta com 140 leitos, distribuídos entre 50 enfermarias e 16 apartamentos. Ao todo, são cinco salas de cirurgias, sete setores médicos, farmácia, ambulatório com oito consultórios, áreas livres e capela em 5.000 M² de área construída.

Outras usinas
A Neoenergia Pernambuco já promoveu a substituição de lâmpadas em centenas de prédios públicos do Estado e construiu usinas em locais como Tribunal Regional Eleitoral da 5ª Região (TRF-5), Associação de Atendimento à Criança Deficiente (AACD), Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Hospital da Mulher do Recife (HMR), Hospital Armindo Moura, Hospital Dom Tomás, Fundação Terra.

Veja também

Newsletter