Logo Folha de Pernambuco

Suspensa a exportação

"Vaca louca": ministro da Agricultura se reúne com embaixador da China no Brasil

Exportações de carne bovina para o país asiático foram temporariamente suspensas

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, Pecuária e AbastecimentoCarlos Fávaro, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Foto:

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, nesta quinta-feira (23), o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, após o governo anunciar a suspensão da exportação de carne bovina para o país asiático. Na última quarta-feira, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) informou que um boi de 9 anos de idade foi confirmado com o mal da "vaca louca”, e ressaltou ser um caso isolado.

— O único país que tem essa exigência protocolar é a China (de suspensão imediata). Pode ser que os outros países que o Brasil comercializa carne bovina também suspendam as compras, mas isso é normal. Até que a gente detecte, no segundo momento, a tipificação do EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina). Isso é muito rápido — disse o ministro Fávaro, em entrevista à Rádio CBN.

Seguindo o protocolo sanitário, oficializado em 2015 entre Brasil e China, as exportações de carne bovina para o país asiático foram temporariamente suspensas oficialmente, também nesta quinta-feira.

O Ministério da Agricultura investiga se o caso desta semana pode ser confirmado como "atípico", quando a doença surge espontaneamente na natureza, não causando risco de disseminação ao rebanho. O animal foi abatido, incinerado e amostras foram enviadas para laboratório no Canadá, que vai confirmar a origem da doença.

“Estamos trabalhando com total transparência e agilidade nas informações sobre o caso de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) no Brasil e trataremos todos os nossos parceiros comerciais com máximo respeito”, disse o perfil do ministro nas redes sociais.

Veja também

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia
Petróleo

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia

ABBC, Acrefi e Zetta divulgam manifesto contra PL 4.395, que altera regras do FGC
LIMITE DE GARANTIA

ABBC, Acrefi e Zetta divulgam manifesto contra PL 4.395, que altera regras do FGC

Newsletter