Financiamento coletivo

Vaquinhas dão fôlego a empreendedores

Clientes e amigos auxiliam pequenos empreendedores através de contribuições online

Suany Carla e José Vitor, responsáveis pelo Bar do ZéSuany Carla e José Vitor, responsáveis pelo Bar do Zé - Foto: Divulgação

Diante das dificuldades financeiras enfrentadas com a pandemia do covid-19, as campanhas de financiamento coletivo online, comumente chamadas de vaquinhas, se tornaram uma saída para alguns. Como estratégia de arrecadar dinheiro coletivamente, as campanhas ajudam pequenos negócios a atravessar a crise e tentar manter as portas abertas. 

O Vakinha, uma das plataformas de gerenciamento de campanhas de financiamento coletivo, registrou um aumento de 40% no número de campanhas com viés solidário durante a pandemia. Ao todo, no primeiro semestre de 2020, foram criadas 325 mil campanhas, contra 190 mil no mesmo período do ano passado. O Catarse, outra plataforma de financiamento, arrecadou R$16,42 milhões entre os meses de março e julho de 2020, através de 2.931 campanhas. A reportagem tentou contato com outras plataformas, mas até a publicação dessa matéria não obteve resposta.


“Quem sustentava tudo era meu pai, que faleceu de covid em maio”, relata Suany Carla, 38, agora responsável pela administração do Bar do Zé, no bairro de Campo Grande. Ela diz que uma amiga teve a ideia de criar uma vaquinha online para ajudar durante o período em que o bar ficou fechado. “Divulgamos a campanha com algumas amigas da igreja e até agora conseguimos R$700. Paguei algumas contas atrasadas e alimentação para nossa casa”. O maior desafio atualmente é pagar a folha de funcionários e alguns débitos do bar. “Meu pai lutou durante 45 anos com esse bar, são vários clientes antigos, não podemos desistir”, comenta.
 


Em Caruaru, José Moura, 53, vende pipoca há 11 anos na frente do Colégio Diocesano. Quando as aulas se tornaram remotas, Sr. Moura, como é conhecido entre os alunos e professores, ficou sem renda. “Um professor e os alunos tiveram a ideia de criar a vaquinha e me ajudar. Eles gostam muito de mim e consegui R$6.500”. O valor arrecadado serviu para quitar contas atrasadas, custear uma cirurgia que sua esposa precisa realizar e comprar alimento. “Sigo sem trabalhar, o colégio ainda não voltou a funcionar, dizem que só no próximo mês”, conta.


“Essa vaquinha me deixou respirar, mas isso não evita a gente ficar ansioso, queremos trabalhar e só vemos as cobranças chegando”, lamenta Ronaldo José, proprietário da famosa Barraca do Pingo, na Praia de Boa Viagem. A vaquinha foi criada por um cliente, e após a divulgação alcançou R$7 mil arrecadados. “Alguns são como família, me ligam, perguntam como estou, isso é muito importante”. Ronaldo diz que dividiu uma parcela do valor com seus 10 funcionários, comprou cestas básicas para alguns e quitou algumas dívidas. “É muito difícil ficar de mãos atadas, queremos voltar a trabalhar, só isso vai conseguir nos tranquilizar. Tenho 40 anos de praia e nunca vi uma situação como essa”, avalia.


CAMPANHA

Antes de criar uma campanha de financiamento coletivo é necessário criar um cadastro na plataforma escolhida. Além disso, é importante levar alguns pontos em consideração. Para impactar o público doador a conseguir alavancar a arrecadação, contar a história da campanha e explicar o objetivo do financiamento se torna essencial, além de divulgar com o maior número de pessoas. Isso pode, e deve, ser feito através vídeo, imagem e texto. As principais plataformas oferecem espaço para que o criador publique o conteúdo. Oferecer recompensas para os doadores também é uma forma de atraí-los. O criador da campanha pode entrar em contato com os financiadores após o término para realizar a entrega das recompensas.

As plataformas de financiamento coletivo online oferecem diferentes taxas de administração que são deduzidas do valor total arrecadado. Dentre as principais, destacam-se Vakinha (6,4% + R$0,50 de cada doação), Catarse (13%), Kickante (10%) e Abacashi (6%).


Com o objetivo de ampliar o poder das doações, o Vakinha lançou a ação Vakinha Premiada, um sorteio mensal para premiar o doador e o criador da campanha sorteada. Para participar, é necessário habilitar a opção do sorteio e ter pelo menos três contribuições até o momento da habilitação. 

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