Vard Promar mira em nova licitação da Marinha
O processo de contratação de um navio de apoio antártico no valor de R$ 500 milhões foi confirmado nessa terça-feira (2)
O Estaleiro Vard Promar não levou as corvetas, mas já está de olho na próxima licitação da Marinha. É um projeto de aproximadamente R$ 500 milhões que prevê a construção de um navio de apoio antártico, capaz de operar em águas polares com a presença de gelo, que possa dar suporte às atividades realizadas pela Marinha na Antártica e foi confirmado nessa terça-feira (2).
“A Marinha do Brasil iniciou o processo para a aquisição, por construção, de um Navio de Apoio Antártico (NApAnt), em substituição ao Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel”, disse a Marinha, que, em fevereiro, lançou um pedido de informações sobre o processo de construção desse navio e, agora, espera a resposta do mercado para poder estruturar a licitação da embarcação.
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“Os estaleiros devem apresentar um modelo de embarcação até maio, para que a Marinha decida qual o melhor modelo para o navio”, explicou o vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval (Sinaval), Sergio Bacci, contando que a lista de empresas que se cadastraram nesse pedido de informações foi apresentada nessa terça-feira, durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança 2019, realizada no Rio de Janeiro. “São muitos consórcios, gente do mundo inteiro. E o grupo Fincantieri, do Vard Promar, é um deles”, disse Bacci.
Presidente do Vard Promar, Guilherme Coelho confirmou que o estaleiro pernambucano vai participar do certame. E, como o edital deve seguir um processo semelhante ao realizado na licitação das corvetas, em que o Vard Promar foi até a final, o estaleiro do Complexo de Suape está confiante.
Coelho lembrou, contudo, que este projeto ainda está na fase inicial. Por isso, é possível que o edital só seja lançado no fim do ano, levando para 2020 a escolha do consórcio que vai construir o navio antártico. Até lá, portanto, o Vard Promar continua buscando outros negócios. Afinal, o estaleiro está sem nenhuma encomenda, operando apenas no reparo de embarcações com 90 dos 1,7 mil trabalhadores que já passaram pelo Vard.
Navio
O novo navio de apoio antártico vai substituir o NApOc Ary Rongel, embarcação construída na Noruega em 1981. “A aquisição possibilitará a continuidade e o incremento das atividades de apoio logístico realizadas pela Marinha do Brasil na Antártica, proporcionando um meio moderno, de maior capacidade e de elevada confiabilidade para a consecução dos objetivos do Brasil no Continente Antártico”, afirmou a Marinha, que também promete adquirir equipamentos, sistemas científicos e planos de gestão do ciclo de vida, apoio logístico integrado e manutenção da embarcação, para garantir a segurança da navegação na Antártica, onde o Brasil participa de pesquisas científicas desde 1975.

