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Vendas on-line, uma aposta para afagar corações

Com o dia dos namorados se aproximando, comércio projeta aumento de 18% no e-commerce

Otávia Góes, proprietária da Delícias da Colher, aposta nas cestas de doces para momentos mais intimistasOtávia Góes, proprietária da Delícias da Colher, aposta nas cestas de doces para momentos mais intimistas - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Com a proximidade do Dia dos Namorados, no próximo dia 12, os empreendedores buscam estratégias para chegar no coração do consumidor. Mas, é preciso também garantir o futuro dessa relação. A data é vista como uma boa oportunidade para aumentar às vendas e buscar uma retomada econômica. Para este ano, a principal aposta se dá ainda na venda online com produtos para o casal e até mesmo itens individuais para celebração de um encontro em casal. O que justifica essa boa expectativa de uma data com bom faturamento é a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima que sejam geradas vendas de R$ 1,8 bilhão no varejo, um crescimento de 29,4% em comparação com o último ano.

Outro fator que estará contribuindo para o período são as compras online. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de que as compras online cresçam 18% em relação ao ano passado. De acordo o analista do Sebrae-PE, Vitor Abreu, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio do ano, o que exige dos empreendedores uma maior preparação, destacando que é preciso apostar em novos produtos ou serviços. 

“Isso já significa a necessidade de o empresário se preparar e tentar usufruir dessa data, já que as pessoas estão mais dispostas a consumir. No ano passado, naturalmente, teve uma queda, mas houve mesmo assim um grande consumo. Agora, pelo próprio contexto de estar em casa, as pessoas querem coisas diferentes, inovadoras. E aí o desafio do empresário é olhar para onde ele atua e trazer coisas diferentes que ele possa ofertar neste momento e que tenham sinergia com a data, a temática”, disse. 

Para o período que antecede a data comemorativa, o analista aconselha que a aposta no meio digital seja feita para sentir o que o público deseja, e apresentar o que está sendo vendido. “Esse momento que antecede a data, é para fazer alguns testes, sentir a aceitação, o engajamento e saber o que o meu cliente está sinalizando o que quer. E, para isso, a comunicação digital precisa ser ativada a todo vapor. Então, esse é o momento de intensificar a comunicação e as redes sociais e meios digitais. É o que a gente tem de mais assertivo, de mais preciso em termos de levar informação para o cliente certo e que o empresário não pode ficar de fora se quiser ter precisão na entrega para o cliente”, aconselhou.

“Amores que dão Boost”
Pensando em um tipo de presente diferente, atrelando o diálogo entre os casais e a quebra de tabus, a GE Beauty, firmou um collab especial com a Pantynova. A aposta das marcas é na campanha “Amores que dão Boost”, comercializando kits especiais e limitados, reforçando a importância do autocuidado para a construção da autoestima. “Somos uma marca com presença digital, que nasceu na época de inovação, a gente gosta de ter propostas diferentes. Para essa data pensamos em algo diferente, falando de autoestima no bem-estar sexual, qual a relação disso tudo. A gente foi para além do lado conceitual, fomos para o marketing digital, fazendo uma parceria com a Pantynova”, afirmou a CEO e Founder do GE Beauty, Camila Coutinho.

Segundo Camila, a expectativa para a data é positiva, já que Pernambuco é a segunda praça da marca, que aposta em produtos eróticos e outros de haircare customizável. “A expectativa é alta. O discurso sobre beleza e autoestima está elevado e a gente gosta de levar o consumidor a pensar, levando os casais a conversar sobre o assunto. Temos um mix de produtos das duas marcas com shampoos que podem ser customizados. Máscaras condicionadoras, que vêm com o booster lubrificante em gel concentrado da Pantynova”, detalhou Coutinho.

Camila Coutinho, CEO e Founder do GE Beauty, aposta em parceria com a PantynovaCamila Coutinho, CEO e Founder do GE Beauty, aposta em parceria com a Pantynova. Crédito: Hudson Renan/Divulgação

Cestas para manter intimismo
Outra marca que apostou no Dia dos Namorados foi a doceria Delícias de Colher. Segundo a empreendedora e proprietária, Otávia Góes, por conta da pandemia, a escolha dos produtos foi feita com base em itens onde os casais possam consumir sem precisar sair de casa para uma comemoração. “Nós pensamos em cestas, definimos três tipos diferentes e escolhemos isso por ser algo mais caseiro. Esse é um momento difícil, alguns decretos fecharam setores e as pessoas estão cada vez mais reservadas, procuram um presente mais caseiro. As cestas que são desde o café da manhã ao lanche, são para que os casais possam fazer algo diferente dentro de casa”, pontuou. 

Para a data, importante no calendário do negócio, a expectativa é positiva, principalmente por conta das vendas que surgem nas redes sociais. “A expectativa é boa, as redes sociais são muito importantes para nosso negócio. Como não temos loja física, se não tivesse o Instagram seria difícil nossas vendas. A divulgação boca a boca é positiva, mas não seria o suficiente. Com a rede social, é uma forma de vendermos os nossos produtos”, comentou Otávia. 

Pandemia da Covid-19 fez com que Otávia Góes, proprietária da Delícias de Colher, apostasse em produtos mais intimistasPandemia da Covid-19 fez com que Otávia Góes, proprietária da Delícias de Colher, apostasse em produtos mais intimistas - Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco 

Roupas personalizadas
Já a Refazenda, para este período lançou uma coleção de roupas específica, como conta o diretor de soluções da Refazenda, Marcos Queiroz. Segundo ele, o objetivo é para que o casal se presenteie, ou compre uma peça para um momento especial na data comemorativa. “Independente de pandemia ou não, a gente sempre direciona uma atenção especial ao dia dos namorados, temos uma coleção focada nessa época e não foi diferente no ano passado nem nesse ano. A gente tem um slogan para essa época chamado de celebre, e sempre fazemos produtos que tenham relação com o celebrar do amor”, contou.
 

Diretor de soluções da Refazenda, Marcos Queiroz, lançou o slogan Celebre para estampar nas roupas
Diretor de soluções da Refazenda, Marcos Queiroz, lançou o slogan Celebre para estampar nas roupas. Crédito: Divulgação
 

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