Logo Folha de Pernambuco

NEGÓCIOS

Vinícola Miolo inicia sua internacionalização com a compra da argentina Renacer

Valor do negócio não foi revelado, mas aquisição é estratégica para grupo brasileiro

Vinícola Renacer foi comprada pelo brasileira Miolo, que dá seu primeiro passo na internacionalização Vinícola Renacer foi comprada pelo brasileira Miolo, que dá seu primeiro passo na internacionalização  - Foto: divulgação

A vinícola Miolo, que tem sede no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, iniciou o processo de internacionalização de suas operações com a compra da vinícola Renacer, localizada na Argentina. O valor do negócio não foi revelado, mas é estratégico para a Miolo: com a aquisição, a empresa entra no grupo das marcas internacionais de vinho, produzindo agora em cinco diferentes regiões, além de ter acesso a novas tecnologias.

“Para nós da Miolo, vai ser um passo importante na internacionalização da empresa e na expansão de um novo terroir, nosso quinto terroir (conjunto de características geográficas, geológicas, climáticas e humanas de uma determinada área de cultivo)", declarou em nota Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group.

A Renacer está situada há 20 quilômetros de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, na cidade de Perdriel. Trata-se de uma propriedade com 30 hectares de vinhedos, alguns com mais de 70 anos.

Fundada pelo chileno Patricio Reich, a vinícola foi construída em 2003, e tem torres, galerias e jardins inspirados na região da Toscana, na Itália, conhecida por sua produção de vinhos. Desde 2021, a Renacer possui Certificação de Vinha Biológica, que indica uma produção sustentável.

Bodega Boutique
Atualmente, os rótulos da Renacer, que é uma bodega boutique, estão presentes em 40 países. São vinhos varietais e de cortes, como Malbec, além de Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, além das variedades brancas como Chardonnay e Sauvignon Blanc.

A revista Wine Spectator já incluiu alguns rótulos da Renacer entre os cem melhores do mundo. A Renacer também é um destino de enoturismo com passeio de bicicleta pelos vinhedos, piquenique, visitas à vinícola e degustações.

Já a Miolo vem se expandindo para a Campanha Meridional com a Vinícola Seival, em Candiota (RS), em 2000; para o Vale do São Francisco com a Vinícola Terranova, em Casa Nova (BA), em 2001, e na Campanha Central com a Vinícola Almadén, em Santana do Livramento (RS), em 2009.

Em 1897, o imigrante italiano Giuseppe Miolo e viticultor trouxe sua experiência ao país e também aprendeu com o clima, o solo e as videiras no Brasil.

O Grupo Miolo produz cerca de 12 milhões de litros de vinhos e espumantes no Brasil anualmente e é o maior exportador de vinhos do país.

Veja também

Newsletter