Logo Folha de Pernambuco

Negócios

Vivix Vidros vai instalar complexo de energia solar em Pernambuco e deve gerar 300 empregos

O complexo de energia fotovoltaica vai gerar cerca de 300 empregos, entre diretos e indiretos. Ele vai abastecer a energia da Vivix

Vivix e Atiaia fecham acordo para complexo de energia solarVivix e Atiaia fecham acordo para complexo de energia solar - Foto: Divulgação

Um novo complexo de energia solar será construído em Pernambuco. Em aproximadamente 140 hectares de área, serão implantadas duas plantas fotovoltaicas para atender a 100% do consumo de energia das fábricas da Vivix Vidros Planos, em Goiana, Região Metropolitana do Recife (RMR).

O investimento para a construção das plantas é de aproximadamente R$ 200 milhões e será implantada pela Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis. Segundo as empresas, serão gerados, em média, 300 empregos, entre diretos e indiretos, para a construção do complexo.

Os interessados na abertura das vagas podem acompanhar a abertura dos empregos através da área “Trabalhe Conosco” do site ou do LinkedIn da Atiaia Renováveis.

Juntas, as plantas terão 55 megawatts (MW) de capacidade instalada e devem ter cerca de 95 mil módulos solares implantados. Os dois parques devem começar a ser construídos no início do próximo ano.

Em Goiana, a Vivix já tem uma fábrica em operação e está em processo de expansão com a construção de uma segunda fábrica. Segundo a empresa, a segunda fábrica será implantada ao lado da primeira e deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2025.

Dessa forma, a Vivix planeja concluir o complexo solar a partir de 2024, já pronto para atender a primeira fábrica. Quando a segunda fábrica entrar em operação, já será com a autoprodução de energia fotovoltaica.

“As plantas solares ficarão bem próximas às fábricas, a cerca de 1,5 quilômetros. Serão construídas para suprir a necessidade de energia elétrica da Vivix. O parque já atenderá a fábrica implantada e atenderá a outra quando entrar em operação”, disse Henrique Lisboa, presidente da Vivix.

“O grupo Atiaia tem atenção forte em renováveis. A fonte solar deve ser relevante no nosso planejamento estratégico, com crescimento de capacidade instalada. Estamos incentivando o processo de transição energética”, destacou Rodrigo Assunção, presidente da Atiaia.

O investimento é uma parceria da Vivix Vidros Planos e da Atiaia Renováveis, ambas empresas do Grupo Cornélio Brennand (GCB).

Expansão da empresa
A nova fábrica da Vivix que será construída contará com as novas tecnologias e inovações disponíveis para a indústria de vidros planos. A unidade contribuirá para a ampliação do portfólio de produtos da empresa que passa a fabricar, também, vidros extra claros, além das linhas já produzidas atualmente pela primeira planta. 

O novo forno terá capacidade de produção equivalente a 1 mil toneladas por dia. O investimento total para a expansão será de R$ 1,3 bilhão.

Veja também

Newsletter