Logo Folha de Pernambuco

EXPORTADO

Volume exportado em outubro cresceu e reduziu efeito de queda de preço, diz Brandão, do MDIC

O volume embarcado cresceu 6,6% no mês retrasado

As exportações apresentaram em outubro uma performance similar em valor na comparação com o mesmo mês de 2023.As exportações apresentaram em outubro uma performance similar em valor na comparação com o mesmo mês de 2023. - Foto: Arnulfo Franco/AFP

O diretor de Planejamento e Inteligência Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão, explicou nesta quarta-feira, 6, que as exportações apresentaram em outubro uma performance similar em valor na comparação com o mesmo mês de 2023, mas dessa vez auxiliadas pelo volume vendido, já que os preços caíram 6,7%. Já o volume embarcado cresceu 6,6% no mês retrasado.

Os números de petróleo e minério de ferro ajudam a explicar essa dinâmica. O valor exportado de petróleo caiu 10,8% no mês, com queda de 24,3% nos preços, mas aumento de 17,8% no volume vendido. No minério, o valor exportado recuou 18,7% em outubro, com preços 22,6% menores mas volume vendido 5% maior.

Já no caso do milho e da soja, os valores exportados caíram em outubro influenciados tanto pelos preços como pelo volume vendido. Na soja, a queda foi de 31,3%, enquanto no milho a receita exportada recuou 32,8%.

Como a China é uma grande compradora de produtos como petróleo e minério, as exportações para o país caíram 22,8% no mês retrasado. Dentro os principais parceiros comerciais essa foi a única retração, já que em outubro as exportações cresceram para Mercosul (15,9%), Estados Unidos (5,8%) e União Europeia (9,4%).

No ano, as exportações crescem apenas 0,5%, carregadas por uma alta de 4,3% no volume embarcado e influenciadas negativamente por um recuo de 3,6% nos preços. Mesmo assim, o valor exportado, de US$ 284,5 bilhões é recorde, em razão dessa "ajuda" do volume vendido para fora, lembrou Brandão.
 

Veja também

Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecham com recordes em Wall Street
Bolsa de Nova York

Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecham com recordes em Wall Street

Equipe econômica acompanha formação de governo Trump para medir impactos concretos no Brasil
Estados Unidos

Equipe econômica acompanha formação de governo Trump para medir impactos concretos no Brasil

Newsletter