Logo Folha de Pernambuco

EUA

Wall Street fecha com resultados mistos à espera de dados de emprego nos EUA

O mercado deu uma pausa após os recordes do Nasdaq e do S&P 500

DólarDólar - Foto: Freepik/Reprodução

A bolsa de Nova York terminou com resultados mistos nesta quinta-feira (6), fazendo uma pausa após atingir recordes no dia anterior e à espera dos dados de emprego na sexta-feira.

O índice industrial Dow Jones ganhou 0,20%, fechando a 38.886,17 pontos; o tecnológico Nasdaq, que havia fechado em um máximo na quarta-feira, cedeu um modesto 0,09%, terminando a 17.173,12 unidades; e o índice ampliado S&P 500, que também havia alcançado um recorde na jornada anterior, terminou estável (-0,02%) em 5.352,96 pontos.

O mercado deu uma pausa após os recordes do Nasdaq e do S&P 500, derivados do crescimento da cotação da Nvidia e da revolução da inteligência artificial (IA).

"Não é estranho" observar um movimento como o de quarta-feira no mercado de ações, observou Karl Haeling, do LBBW.

"Toda vez que os índices atingem um novo pico, há pouca continuidade. O mercado recua um pouco porque os investidores ficam nervosos. Depois, o mercado atinge novos máximos", descreveu o analista, que considera este movimento algo "saudável".

A Nvidia, que produz semicondutores muito demandados em IA, perdeu 1,14%, caindo para 1.210,45 dólares por ação nesta quinta-feira, após ingressar na quarta-feira no seleto clube das empresas com capitalização de mercado superior a 3 trilhões de dólares, como Apple e Microsoft.

O grupo dividirá suas ações por dez na sexta-feira, em uma tentativa de torná-las mais acessíveis a mais investidores, após uma ascensão fulgurante nos últimos meses.

Outros gigantes do setor também cederam terreno, como Intel (-1,17%) e Taiwan Semiconductor Manufacturing (-0,58%).

Nesta quinta-feira, foi divulgado que os pedidos de subsídio de desemprego na semana passada nos Estados Unidos aumentaram em 8 mil, totalizando 229 mil, um máximo em um mês, segundo dados do Departamento de Trabalho.

Na sexta-feira, será divulgado o relatório mensal de emprego. O mercado espera que em maio tenham sido criados 190 mil novos postos de trabalho, em comparação com 175 mil no mês anterior. A taxa de desemprego é esperada estável em 3,9%.

Nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu sua principal taxa de referência de 4% para 3,75%, seu primeiro corte em quase cinco anos.

Este é um movimento muito acompanhado pelos investidores e considerado raro, já que, em geral, o BCE age após o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

O Fed se reunirá na próxima semana e é esperado que as taxas de referência permaneçam inalteradas.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter